Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Rumores sobre Assassin's Creed 3

A série Assassin's Creed está se tornando cada vez mais popular e angariando novos fãs a cada lançamento. E o próximo jogo da franquia parece que está despertando a curiosidade de todos, e aquecendo discussões sobre o rumo da história. Ainda não há nada oficial, mas existem especulações de que a Ubisoft vai revelar um trailer do AC3 muito em breve, talvez ainda no primeiro trimestre do ano!























As localidades e épocas em que o game pode se passar são muitas. Entre as possibilidades mais cotadas estão a Revolução Americana, a II Guerra Mundial, a ascensão de César na Roma Antiga, as guerras feudais do Japão, a China antiga, a Revolução Russa e a queda dos faraós no Egito.

Assassin's Creed é uma série que tem como um dos pontos fortes a história complexa e cheia de reviravoltas, e caso os rumores se confirmem, o próximo jogo pode ser o último da saga de Desmond. Nos resta esperar por um anúncio oficial da Ubisoft.

O humilde blogueiro que vos fala gostaria de expressar sua opinião. Como um grande fã da série, eu realmente acho que seria muito interessante que o próximo jogo se passe na Roma Antiga, Egito ou China.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Nintendo Network confirmado!

Na semana passada, surgiu um rumor envolvendo uma nova rede online da Nintendo, que foi prontamente desmentido pela empresa. Porém, agora a Big N admitiu que está trabalhando na chamada Nintendo Network, que seria equivalente à PSN e Live, e vai ser compatível com o 3DS e o Wii U.
O sistema irá abolir os Friend Codes, e agora os usuários terão contas pessoais e poderão interagir muito mais livremente pela rede. A Nintendo Network vai permitir download de jogos, conteúdo extra, competições online, entre outros recursos. Ou seja, finalmente os consoles da Big N terão uma rede online ao nível da geração!

sábado, 28 de janeiro de 2012

Humor: esquecimento

Esquecer a bandeira é um grave problema. E só perceber no topo da montanha é pior ainda.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Píxels da Semana #69

Mais uma semana se passou. O que aconteceu de mais importante nas últimas sete luas você vê aqui nos Píxels da Semana, do Boteco Gamer!

-Rumores sobre o sucessor do Xbox 360 pipocaram na internet essa semana. Reza a lenda que o Xbox 720 (ou seja lá o nome dele) será de seis a oito vezes mais potente que o X360, rodaria Blu-Ray, vai vir com o "Kinect 2" e talvez não rode jogos usados. Lembrando que nenhuma dessas informações é oficial, mas essa história de não rodar jogo usado está assustando muita gente...

-O Neo Geo Pocket está de volta, e com 20 jogos clássicos do portátil embutidos! Ainda sem data de lançamento, mas já com muita expectativa...

-Mais rumores: a Nintendo está querendo mudar o nome do Wii U para não causar confusão com o antecessor Wii. As produtoras já teriam recebido o kit de desenvolvimento do console, que deve ser lançado no final de 2012. Lembrem-se: nada oficial.

-A Big N revelou as vendas totais de seus videogames. O Wii já ultrapassou a marca dos 94 milhões de consoles vendidos, enquanto o 3DS passou as 15 milhões de vendas. O destaque ficou com a família DS (DS, DS Lite, DSi e DSi XL) que vendeu mais de 150 milhões de portáteis e está quase alcançando o PS2!

Lançamentos da semana
Playstation 3
-Scarygirl

Xbox 360
-Quarrel
-Puddle
-Avatar Grand Prix
-Ninja Sneaking 2

Wii
-Newton vs. The Horde

DS
-Flipper 2: Flush the Goldfish
-Lol's Alphabet Train

3DS
-Mutant Mudds

Destaque da semana: os rumores envolvendo o Wii U e o Xbox 720 tomara conta dos noticiários essa semana.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Deja Vú #28 - Kid Icarus

A sessão nostalgia do Boteco Gamer vai desenterrar mais um clássico do fundo do baú. Hoje vamos falar de Kid Icarus!
Um game lançado em 1986 para NES, Kid Icarus conta a história do anjo Pit, que precisa conquistar três tesouros sagrados a fim de salvar sua terra (terra?) natal, Angel Land, e a deusa Palutena. A estrutura do game se baseava em fases bidimensionais, nas quais Pit precisava derrotar inimigos, coletar itens e ao chegar ao final dos estágios, lutava contra um chefão para obter um dos tesouros.

Apesar de parecer apenas mais um game de plataforma 2D dos anos 80, Kid Icarus possui um grande diferencial. O jogo tem vários elementos de RPG, como o arco que Pit usa para combater os inimigos, que pode ser desenvolvido ao longo da aventura. A cada fase, dependendo da pontuação do jogador, a barra de vida do protagonista é acrescida. O game também conta com lojas, que oferecem itens úteis.
O mundo de Kid Icarus é dividido em três: o submundo, a superfície e o céu, cada qual com suas peculiaridades. No submundo e no céu, o protagonista deve subir até o topo das fases, enquanto na superfície, a progressão é lateral. Ao final dos mundos, Pit deve passar por labirintos para encontrar o chefão que guarda o tesouro que ele procura.

Uma das características mais interessantes do jogo é o fato dele se passar numa Grécia fictícia, e ter alusões a várias partes da rica mitologia grega, principalmente na história do game. A deusa Palutena, que governa Angel Land ,foi derrotada e presa pela Medusa, que é uma criatura mitológica. E outro fator legal é que Kid Icarus tem finais diferentes, dependendo do desempenho do jogador. Claro que eu não vou contar spoilers.
A série andava um tanto quanto esquecida, até que Pit apareceu no Super Smash Bros. Brawl como personagem jogável, e agora o 3DS vai receber Kid Icarus: Uprising. Uma das franquias mais interessantes da Big N está sendo revivida, e claro que isso é merecido. Kid Icarus é um excelente jogo!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

As empresas estão com medo de arriscar?

Muitas pessoas reclamam que as empresas não inovam muito em seus jogos, principalmente em franquias com lançamentos anuais. E, infelizmente, com razão. Hoje em dia muito pouco conteúdo dos jogos é realmente novo. A maior parte da experiência é algo já conhecido e de sucesso, garantia de boas vendas e lucros.
Os fãs que me desculpem, mas séries como Call of Duty, FIFA, PES, entre outras que possuem lançamentos a cada ano, não têm muitas novidades. Isso se deve ao pouco tempo de desenvolvimento dos jogos. Mas também ao fato de que as pessoas compram, e a cada ano as vendas batem recordes. Porém um dos motivos pelos quais as desenvolvedoras não arriscam é exatamente porque as pessoas não andam interessadas em experimentar coisas novas.

Empresas que tentam inovar e criar experiências inéditas acabam não obtendo sucesso. Um jogo como FIFA que tem versões novas a cada ano, sem muitas novidades entre uma e outra, vende muito mais que um conceito totalmente inovador como De Blob. E o desinteresse dos consumidores por jogos novos faz com que empresas como EA, Activision, Ubisoft, Konami, entre outras, continuem mantendo a fórmula de sucesso. Afinal, em time que está ganhando não se mexe.
Os gamers reclamam de falta de inovação nos jogos atuais. Mas é a certeza dos lucros que faz com que as empresas arrisquem pouco em suas franquias, e são os próprios gamers que fazem com que as empresas ajam assim. É preciso uma mudança de atitude por parte dos próprios consumidores para que as desenvolvedoras tenham motivos para arriscar.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Nintendo Network pode estar a caminho!

O usuário do twitter @joshua_x_ postou a foto da caixa de TheAtRhythm: Final Fantasy e o que chamou a atenção foi o ícone no canto superior direito da capa:
 É possível ler claramente "Nintendo Network" no ícone. Será que a Big N estaria planejando um novo sistema online? Muito se especula sobre uma rede unificada entre o 3DS e o futuro Wii U. Talvez essa rede seja o Nintendo Network da imagem!

Fonte

UPDATE - A NINTENDO AFIRMOU QUE O SERVIÇO NINTENDO NETWORK NADA MAIS É QUE A WI-FI CONNECTION QUE TODO CONHECEMOS. (mas ainda esperamos que a empresa lance uma rede online decente.)

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

SOPA e PIPA: censura na Internet?

Os assuntos que andam dominando os noticiários e, principalmente, as redes sociais são a Luiza e o BBB os projetos de lei norte-americanos Stop Online Piracy Act (SOPA) e Protect IP Act (PIPA) que visam combater a pirataria, mas na verdade iriam praticamente censurar a Internet. Não vou fazer nenhum trocadilho com os nomes dos projetos, até porque você já deve ter lido muitos. Todo mundo está falando sobre isso menos a Luiza, que voltou do Canadá. Muitos protestos foram feitos, e as duas leis foram arquivadas. Mas o Boteco Gamer não poderia deixar de falar sobre o assunto numa visão gamer.

A princípio, esse debate parece não ter muita relação com o mundo dos games. Mas vamos analisar de outro ângulo. Os projetos de lei não só tiram todo o direito à liberdade de expressão dos internautas, como também classifica todos os usuários da grande rede como possíveis criminosos. Assim como os bancos e aeroportos, ao fazerem você passar por um detector de metais. Mas nesse caso, não é apenas por mera prevenção, e sim para obterem total controle da Internet.

A grande rede de computadores é um fenômeno tecnológico e social sem precedentes, e a indústria de entretenimento - TV, filmes, livros e, adivinhem, games - acabou perdendo espaço de uma maneira muito brusca na última década com a popularização da Internet, e a proliferação de computadores nos lares. Hoje em dia, uma conta de e-mail é praticamente tão importante quanto um RG. E uma maneira das grandes corporações do entretenimento recuperarem esse espaço perdido seria controlando a Internet, e impedindo o compartilhamento de seus preciosos produtos protegidos por direitos autorais. Ok, mas o que isso tem a ver com games?
 O método de censura e controle da SOPA e PIPA são muito semelhantes ao que é usado pelas empresas de games. Você já percebeu a quantidade de atualizações de sistema que são feitas no seu console? Elas não trazem benefício nenhum para o videogame, só servem para impedir o uso de produtos pirateados. Ou seja, todos somos tratados como criminosos em potencial, sem ao menos darmos motivos para suspeita.

Todos sabem que esses métodos não são eficazes no combate à pirataria, e mesmo assim as empresas continuam tentando monitorar cada passo que damos, como se a qualquer momento fôssemos fazer algo de errado. Tudo isso porque, com o advento da Internet, muitas coisas mudaram, e agora as pessoas têm acesso a vários serviços de graça. Agora querem sair por aí fechando sites à toa. Obama já se posicionou contra os projetos de lei, e eles nem estão mais em tramitação no senado. Mas temos que ficar sempre alertas, afinal muitas outras SOPAS, LENTILHAS e FEIJÕES podem aparecer pela frente, tentando censurar nosso acesso a informações e conteúdo. Os games não estão fora desse panorama.

A Internet e todas as suas possibilidades, sejam boas ou ruins, estão ai e são uma realidade. As empresas precisam aprender a se reinventar e conviver com essa realidade, em vez de tentar censurá-la.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Píxels da Semana #68

Mais uma semana se passou, e aqui estão as principais notícias dos últimos sete dias!

-O lançamento de Max Payne 3 foi adiado para maio de 2012. O game vai se passar em São Paulo, e foi adiado sem nenhum motivo aparente. Será que é o trânsito de Sampa que está atrasando o lançamento?

-As vendas no Japão mostram um cenário preocupante para o PS Vita. Enquanto o 3DS vendeu mais de 100 mil unidades entre os dias 9 e 15 de janeiro no Japão, o portátil da Sony não chegou nem a 20 mil unidades, e foi ultrapassado por seu antecessor, PSP, com 22 mil unidades vendidas.

-Trailer do Resident Evil 6!


-Trailer De Kid Icarus: Uprising!


Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Gran Turismo 5 XL Edition
-Amy
-Zack Zero

Xbox 360
-Haunt
-All Your Creeps
-Scarygirl

Wii
-Stonekeep: Bones of the Ancestors

DS
-Gaia's Moon
-Anne's Doll Studio: Gothic Collection

Destaque da semana: a briga entre PS Vita e 3DS, claro. E esse vai ser o destaque de muitas semanas ainda...

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Deja Vú #27 - Battletoads

O primeiro Deja Vú de 2012 é sobre um game que marcou época no NES ao rivalizar com as Tartarugas Ninjas:
Lançado em 1991, Battletoads foi um dos últimos jogos bons de NES, afinal a geração já estava se encerrando. Portanto foi um jogo com visual excelente para o padrão do console na época, e impressiona até hoje pela dificuldade e desafio. O game conta a história de dois sapos mutantes que enfrentam vários inimigos para salvar outro sapo mutante e a princesa deles. O enredo não é lá muito original, convenhamos que as inspirações de Teenage Mutant Ninja Turtles e Super Mario Bros ficam muito evidentes, mas as coincidências param por aí.

Cada estágio é diferente, e a jogabilidade varia de fases em 3D, outras em 2D no maior estilo beat 'em up, e até algumas de corrida. O game também tem alguns elementos de plataforma. E tudo, com um nível de dificuldade extremamente alto, mas também muito divertido e cativante. A diversidade e o desafio do jogo são os principais pontos fortes.
Ao contrário da maioria dos jogos, que aumentam a dificuldade gradativamente, Battletoads já começa intenso e fica mais difícil bruscamente. E os continues são limitados, mais um motivo que faz com que o jogo seja desafiador até para os gamers mais habilidosos.

A recepção do game foi ótima, e graças ao sucesso do primeiro jogo, foram lançadas versões e continuações para Mega Drive, Game Gear, Game Boy, Arcade e SNES. Até hoje, alguns fãs ainda pedem por um remake, e o mais perto que isso chegou de acontecer foi quando se especulou uma versão para GBA alguns anos atrás. Infelizmente, por enquanto, nada está previsto, mas quem sabe um dia teremos Battletoads num console atual?

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Como escolher um videogame?

Esse é um blog que fala exclusivamente sobre games, e portanto, creio que todos os leitores daqui tenham algum console ou portátil. E uma das maiores dificuldades ao se entrar nesse mundo da diversão eletrônica, uma das coisas mais difíceis é escolher entre as várias opções de aparelhos. Muitas pessoas me perguntam que videogame comprar, e a minha resposta é sempre a mesma. "Depende". Afinal, essa decisão depende de muitos fatores, que são diferentes de pessoa pra pessoa. Esse post é para tentar ajudar aos que estão com essa dúvida também.
A primeira coisa a se decidir é se você precisa de um console de mesa ou um portátil. Pode parecer óbvio, mas muita gente não sabe o que quer nesse quesito. Se você prefere jogar no conforto de casa, com um videogame mais potente e tem bastante tempo livre, o melhor é um console. Se você tem pouco tempo, e quer levar seus jogos para todo lugar, deve comprar um portátil. Isso é o primeiro passo.

Para se decidir entre os videogames, é necessário pesquisar a fundo sobre os recursos e, principalmente, os jogos de cada um. Os games disponíveis devem se adequar ao seu gosto. Se você é um fã de RPGs, por exemplo, deve procurar um videogame que tenha uma vasta biblioteca de jogos desse tipo. Muitas pessoas se baseiam apenas na potência gráfica ou nos recursos multimídia na hora de escolher um aparelho, mas o certo é usar esses quesitos como critério de desempate, caso fique em dúvida entre duas plataformas cujos jogos te agradem muito. Claro que o preço também entra como um fator importante nessa decisão.

Antes de mais nada, o importante na hora de comprar um videogame é pesquisar muito sobre seus jogos, e conversar com pessoas que possuam o aparelho para tirar todas as dúvidas possíveis. Acho que o melhor exemplo que eu posso dar sou eu mesmo. Estou na dúvida entre o 3DS e o PS Vita. Em questão de jogos, ambos os portáteis me agradam. Na parte de hardware, enquanto um tem mais potência gráfica, o outro tem o efeito 3D. Ambos possuem ótimas plataformas de multimídia. E quando se está em dúvida entre dois videogames, o melhor a se fazer é esperar. Vou esperar pela E3 desse ano, que deve revelar muitos detalhes sobre os dois.

E é isso que eu recomendo a todos que estejam em dúvida. Aguardem, e só tomem uma decisão se estiverem com plena certeza. Afinal, esperar alguns meses vale a pena, pois o que você comprar será uma escolha para muito mais tempo, e ao se precipitar, você pode se arrepender.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Jogos mais aguardados de 2012 no Japão

Aqui no ocidente, com certeza o jogo mais esperado do ano é GTA V, e a enquete do Boteco Gamer está confirmando isso. Mas lá no Japão, a revista Famitsu publicou a lista dos 25 games mais aguardados de 2012, e deu pra ver que o gosto oriental é bem diferente. Confiram:

1- Dragon Quest X (Wii)
2- Dragon's Dogma (PS3)
3- Monster Hunter 4 (3DS)
4- One Piece: Kaizoku Musou (PS3)
5- Persona 4: The Golden (Vita)
6- Fotokano: Picture Girlfriend (PSP)
7- Final Fantasy Versus XIII (PS3)
8- Animal Crossing (3DS)
9- Asura's Wrath (PS3)
10- Tales of Innocence-R (Vita)
11- New Love Plus (3DS)
12- Resident Evil Revelations (3DS)
13- Shining Blade (PSP)
14- Kingdom Hearts 3D (3DS)
15- God Eater 2 (PSP)
16- The Last Guardian (PS3)
17- Binary Domain (PS3)
18- Armored Core V (PS3)
19- Metal Gear Rising Revengeance (PS3)
20- Resident Evil: Operation Racoon City (PS3)
21- Super Robot Wars OG 2 (PS3)
22- Theatrhythm Final Fantasy (3DS)
23- Fantasy Life (3DS)
24- Tales of Heroes: Twin Brave (PSP)
25- Yakuza: Black Panther 2 (PSP)

Os japoneses dão muita preferência aos games lançados para plataformas japonesas, e desenvolvidos por japoneses, como deu pra notar nessa lista. Mas é bem interessante ver as expectativas do povo da terra do sol nascente para 2012!

domingo, 15 de janeiro de 2012

sábado, 14 de janeiro de 2012

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Píxels da Semana #67

Mais uma sexta feira, mais uma sessão dos Píxels da Semana, com as notícias mais quentes do mundo dos games!

-PS Vita terá Netflix!

-Sony disse que NÃO vai apresentar Playstation 4 na E3 de 2012, ao contrário das expectativas de todos...

-Funcionário fanfarrão confirmou Diablo 3 nos consoles pelo twitter!

-Rumor: Wii U será lançado logo após a E3. Será?

Lançamentos da Semana
Playstation 3
-Choplifter HD
-Crazy Machines Elements
-Novus Prime: Vindication

Xbox 360
-Amy
-Choplifter HD

Wii
-Carmen Sandiego Adventures in Math: The Case of the Crumbling Cathedral

DS
-Hip Hop King: Rytmik Edition

3DS
-Zen Pinball 3D

Destaques da semana: outra semana sem lançamentos de peso, mas com notícias bem interessantes. Destaque pro Wii U que pode ser lançado logo após a E3!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

PS Vita virá para o Brasil em pacote especial

O novo portátil da Sony será lançado no Brasil em 22 de fevereiro, simultaneamente ao lançamento americano. A versão latina do Vita virá a princípio em um kit especial, contendo o videogame com wi-fi, o jogo ModNation Racers: Road Trip, um cartão de memória de 4GB e uma case para guardar tudo.
A partir de abril, o Vita também será vendido separadamente. No lançamento, o portátil terá mais de 30 jogos disponíveis no Brasil, e ainda há cerca de 100 games em desenvolvimento, entre produções da Sony e de outras empresas. Confira a lista de jogos no lançamento:
  • Escape Plan (Apenas pela PSN)
  • Hot Shots Golf: World Invitational
  • Hustle Kings (Apenas pela PSN)
  • Little Deviants
  • ModNation Racers: Road Trip
  • Super StarDust Delta (Apenas pela PSN)
  • UNCHARTED: Golden Abyss
  • Wipeout 2048
  • Gravity Rush
  • MLB 12 The Show
  • Reality Fighters
  • Unit 13
  • Army Corps of Hell (Square Enix)
  • Asphalt Injection (Ubisoft)
  • Ben 10 Galactic Racing (D3)
  • Brazblue: Continuum Shift Extend (Askys)
  • Dungeon Hunter Alliance (Ubisoft)
  • Dynasty Warriors Next (Tecmo Koei)
  • F1 2011 (Codemasters)
  • FIFA Soccer (EA)
  • Lumines Electronic Symphony (Ubisoft)
  • Michael Jackson: The Experience (Ubisoft)
  • Plants vs Zombies (Apenas pela PSN) 
  • Rayman Origins (Ubisoft)
  • Shinobido 2: Revenge of Zen (Namco Bandai)
  • Tales of Space: Mutant Blobs (Apenas para PSN) (Drinkbox)
  • Touch My Katamari (Namco Bandai)
  • Ultimate Marvel vs Capcom 3 (Capcom)
  • Virtua Tennis 4: World Tour Edition (Sega)
  • LEGO Harry Potter Years 5-7 (Warner Bros)
  • Disgaea 3: Abstence of Detention (NIS)
  • Ninja Gaiden Plus (Tecmo Koei)
  • Ridge Racer (Namco Bandai)
  • Silent Hill Book of Memories (Konami)
  • Supremacy MMA: Unrestricted (505)
Vamos aguardar por mais informações sobre o PS Vita!

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

E3 2012: a melhor de todos os tempos?

A E3, Eletronic Entertainment Expo, é o evento de games mais importante do mundo, e acontece anualmente, sempre mostrando novidades bombásticas do assunto. E todos os anos, os desenvolvedores procuram anunciar coisas novas na E3, que é a melhor vitrine para o mundo gamer. Alguns anos o evento é mais fraco, outros anos é melhor, mas em 2012, as expectativas são de que seja talvez a melhor de todos os tempos! 
No ano passado, a grande novidade foi a revelação do Wii U e do Vita, novo console da Nintendo e portátil da Sony. Mas em 2012, já circulam rumores de que além da versão final do Wii U, também sejam anunciados o Playstation 4 e um novo Xbox (720 ou Xbox Loop, ainda não se sabe). Sem falar das novidades sobre o Vita e o 3DS que já abriram a nova geração.
E não só novidades sobre hardware e novos consoles são apresentadas na E3, mas também jogos novos, e muitos desses jogos podem ser até lançados ainda esse ano. Então, fiquem de olho na E3 2012, que acontece entre os dias 5 e 7 de junho!

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Sexismo nos games?

Você já tirou sarro de uma garota por ela ser ruim em games, ou menosprezou a habilidade dela em algum jogo? Infelizmente, essa é uma atitude muito comum. Mulheres sofrem preconceito em todas as camadas da sociedade, e entre os gamers isso não é exceção. E existem muitas garotas que jogam. Mas também existem muitos machistas que pegam leve contra elas, ficam falando bobagens, ou acham que só por serem do sexo feminino, elas não sabem jogar. Um grupo de garotas gamers fez um protesto,confira:
 

Isso é um problema muito sério. Apesar de serem gamers exatamente como os homens, elas acabam sendo excluídas pelo simples fato de serem mulheres. No vídeo, elas não pedem nada demais. Simplesmente querem igualdade. Nada de doar itens pra elas em jogos online por achá-las indefesas, nem de menosprezar a capacidade delas de ganhar em algum multiplayer. Afinal, segundo o protesto, num jogo não existem homens e mulheres: todos são gamers.

Mulheres sofrem com discriminação desde sempre, e nas últimas décadas, elas vêm ganhando cada vez mais espaço na sociedade, e ainda existe um sério preconceito em relação aos videogames. Muitos homens pensam que elas não sabem jogar, e nem gostam de games. E ainda existem alguns caras que tentam assediá-las, perguntando o que elas estão vestindo, pedindo para tirar a roupa, entre outras coisas. Esse tipo de atitude mantém muitas garotas longe dos jogos, e prejudica não só elas, mas toda a comunidade gamer.

Tudo o que elas precisam é de igualdade. As garotas do vídeo sabem que sempre vão existir esse tipo de gente, mas você não precisa ser um. O Boteco Gamer apoia essa causa, e faz um apelo a todos os leitores: Não sejam preconceituosos, e tratem todos os gamers de forma igual!

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Original ou falsificado?

Post feito em conjunto com o parceiro e amigo @felipetfragoso do blog Reflect About!


Mas nunca pensam o motivo de fazerem vendas de jogos falsificados: dá dinheiro. E por quê? Porque muitas pessoas compram, por serem, dependendo do jogo, até 10 vezes mais baratos do que jogos originais.
Não acredita?
Veja:

Pegando um jogo de exemplo, irei fazer uma comparação. O jogo escolhido foi o Battlefield 3 para Xbox 360.
Em loja, sendo o jogo original, o jogo custa entre R$179,99 e R$199,99. Agora, se a pessoa for comprar na Santa Ifigênia, irá pagar no máximo R$20,00. Como eu disse, até 10 vezes mais barato. Isso, se a pessoa não quiser baixar gratuitamente pela internet e gravar o jogo em casa.

O console mais vendido de todos os tempos é o Playstation 2, com mais de 155 milhões de unidades desde 2000. E, coincidentemente ou não, é também o que teve mais ação da pirataria. O portátil mais vendido é o DS, com quase 150 milhões de unidades desde 2004, e também foi o que mais teve jogos pirateados. Com certeza a Sony e a Nintendo obtiveram lucros muito maiores graças à pirataria. Mas do outro lado da moeda, as produtoras e desenvolvedoras foram prejudicadas, afinal, por mais que os consoles sejam mais comercializados, os jogos perdem em vendas.

Aqui no Brasil, a pirataria é muito comum devido aos altos preços. Os eletrônicos importados são absurdamente taxados em cerca de 120% do preço, e todo esse imposto vai para o governo. Lembre-se que a distribuidora, a importadora e a loja também precisam ter uma margem de lucro. Então apesar de ajudar o vendedor ambulante, a empresa que faz o console, e o seu bolso... você está prejudicando toda uma indústria que está por trás do jogo que vai para as lojas.

É errado? Claro. É ilegal? Claro. É mais barato? COM CERTEZA!
Por mais que os vendedores ambulantes estejam errados em piratear os jogos, eles estão ganhando o dinheiro deles, e dando acesso para as pessoas que não tem dinheiro para gastar um terço de um salário mínimo em apenas 1 jogo. Os vendedores ambulantes fazem isso porquê percebem que dá lucro, e, muitas vezes, não tem outra opção para trabalho. Muitos deles não possuem estudo e não conseguem emprego em lugar algum, por isso vêem a opção de vender produtos falsificados pelas ruas, nos centros das cidades.
Eu realmente fico com pena dos vendedores quando ocorre apreensão dos produtos falsificados, pois eles não estão cometendo nenhum crime grave. Não estão matando, não estão assaltando. Podem estar roubando, sim, mas pelo menos dão uma facilidade para uma grande maioria de pessoas que não tem outra opção.

Os políticos em Brasília desviam milhões de reais em dinheiro que iria para ONGs, para o próprio benefício, e sequer vão presos. Saem do cargo e...? Só. Já os vendedores perdem toda sua mercadoria e ainda são presos alguns deles.
E eu sei que as empresas que produzem os jogos perdem muito dinheiro com os jogos falsificados e baixados da internet, mas a culpa não é deles também.

Aqui no Brasil, é cobrado muito imposto em produtos importados, discussão já feita no post #PreçoJusto. Naquele mesmo jogo, a EA Games (empresa que produziu o jogo) cobra em seu site $59,99 e passando isso para reais com a taxa de câmbio atual do dólar de R$1,84, custaria R$110,38 aproximadamente. Nisso são R$69,61 de impostos e o lucro das lojas, comparando com a que vende-o por R$179,99!
E ainda se pergunta por quê ainda existe tantos jogos piratas?

Percebendo isso, tá rolando pelo Facebook uma comparação entre comprar um Iphone 4S de 64 GB aqui no Brasil e nos EUA:

Isso é mesmo verdade? Vamos ver realmente.

Preço do Iphone 4S 64GB na loja online da Apple: R$3399,99:

Ok, essa informação é verdadeira. Mas na Oi eles estão fazendo por R$2699,99, no plano pós pago. 

Preço da passagem para Nova York voando com a TAM [pressupondo que você tenha tirado o passaporte, que custa R$156 para quem nunca tirou, e tenha o visto americano, que custa 140 dólares (aproximadamente R$175) mais 38 reais de taxa], saindo hoje e voltando na segunda:R$4.969,58; Hotel, entre os mais baratos encontrado na Decolar.com: R$279 com duas diárias.
Entretanto, no mesmo site da Decolar.com, um pacote com passagem aérea e hotel por dois dias: R$4225.
Mais o Iphone 4S 64GB na loja online da Apple americana: $399 (R$734,16). Sem contar que não informam
se o Iphone é desbloqueado, sendo que, se não for, não funcionaria no Brasil.
Somando tudo: R$4969,58 + R$279 + 734,16 = R$5982,74.

Para não deixar dúvidas:




































R$5982,74  R$3280,00
Aquela informação pode até ser verdadeira, mas falta comprovar. Pelas informações que eu achei, tá bem longe a diferença. Mas ainda assim, comparando o preço só dos Iphones, talvez seja melhor pagar mais e viajar. Pelo menos compra o Iphone e ainda conhece um pais diferente.

No caso dos eletrônicos, a solução mais fácil seria a diminuição dos impostos, ou fabricar os produtos no Brasil. Essas duas medidas, felizmente, estão sendo tomadas, mas ainda não sabemos quando os preços vão ficar realmente justos. Enquanto isso não acontece, a pirataria continua sendo crime, mas justificável. Claro que é uma discussão polêmica, com muitos pontos de vista, mas não se pode negar que os preços de jogos originais no nosso país são abusivos.

Mas, e aí? É realmente errado comprar algo pirata? Estão TÃO errados assim os vendedores ambulantes? A culpa é dos compradores que incentivam, dos vendedores que trazem benefícios na compra ou dos políticos que cobram impostos tão altos?

sábado, 7 de janeiro de 2012

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Píxels da Semana #66

O primeiro Píxels da Semana de 2012 já está cheio de notícias quentes!

-God of War 4 já está praticamente confirmado! Ainda não é oficial, mas o suposto vazamento da informação ocorreu porque o game foi listado no currículo de Timothy Williams, um compositor. Ou seja, é quase certo que o jogo estará nas prateleiras das lojas em 2012 ou no máximo, 2013.

-Também há rumores de um Epic Mickey 2 em produção! Alguns sites americanos dizem até já terem recebido confirmação da existência do game, que teria como uma das novidades um modo cooperativo no qual Mickey e Oswald seriam controláveis. Epic Mickey 2 seria lançado no final de 2012 para Wii, X360, PS3. Resta esperar uma confirmação oficial!

-Wii U vai ter loja de aplicativos semelhante ao Android Market. Ou pelo menos é o que dizem os rumores...

-O preço do PS Vita já caiu um pouco no Japão! Apesar de o valor recomendado pela Sony continuar o mesmo, as lojas diminuíram o preço da versão 3G para ficar quase igual ao da versão Wi-Fi.

-Ainda sobre o Vita, que vendeu mais de 300 mil unidades na primeira semana, a Sony lançou a atualização 1.51 para o portátil, que resolve alguns problemas do sistema que estavam bloqueando jogos como Dynasty Warriors.

-Rumores sobre um "3DS Lite", mais fino e com bateria mais durável, apareceram na revista japonesa Nikkei Trendy. Ainda não há nada de oficial.

Lançamentos da Semana
Playstation 3
-NFL Blitz
-TNT Racers

Xbox 360
-NFL Blitz
-P3

DS
-100 Classic Games

3DS
-Samurai Sword Destiny

Destaque da semana: fraca em lançamentos, essa semana teve notícias bem interessantes, como o God of War 4 e o Epic Mickey 2!

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Review #28 - The Elder Scrolls V: Skyrim

O primeiro review de 2012 é de um game do ano passado, afinal foram tantos jogos bons que nem todos puderam ser analisados em 2011. E eis o review do game que conquistou vários prêmios, Skyrim!
Ficha técnica:
Produtora: Bethesda
Desenvolvedora: Bethesda
Gênero: RPG
Plataforma: X360, PS3
Data de lançamento: 11 de novembro de 2011

Apresentação: 9,0
Gráficos: 9,5
Som: 10
Jogabilidade: 9,0
Diversão: 9,5
Vida útil: 10
NOTA: 9,5


 É possível fechar Super Mario Bros. (NES) em cerca de 5 minutos. Já Final Fantasy III (SNES) leva 50 horas. E ambos são games históricos, o que mostra que o jogo não precisa ser enorme para ser bom. Mas alguns jogos são bons exatamente por serem enormes. É o caso de Skyrim, um jogo nada menos que grandioso.

Skyrim foi o primeiro jogo ocidental a levar nota máxima na conceituada publicação japonesa Famitsu, e dispensa apresentações. Para os fãs de RPG, é um sonho. O game possui alguns bugs, que até viraram sucesso na internet, mas num jogo desse porte fica realmente impossível que algo não dê errado. Nada que não possa ser resolvido com uma atualização.

O Império está imerso em caos. O rei de Skyrim foi assassinado. E, como se já não bastasse toda a guerra que isso provoca e a disputa política pelo poder, um grande perigo surgiu: dragões. E é em meio a tudo isso que o jogo se passa, e você está na pele de um prisioneiro prestes a ser decapitado.


Mas nada é perfeito, e mesmo os mais incríveis jogos possuem pontos fracos. Talvez pela complexidade e tamanho do jogo, os pequenos detalhes foram esquecidos. Alguns movimentos têm animações mal feitas ou na pior das hipóteses, nem têm animações. O sistema de batalha é bem ruim, consiste de um botão de ataque e um de defesa, e as lutas não passam de duas pessoas se batendo loucamente até que a barrinha de HP de uma se esgote e ela morra do nada. Mas claro que esses defeitos tornam-se pequenos diante do jogo em si.

Os gráficos são ótimos, e a visão em primeira pessoa eleva a imersão a outro nível. Também é possível alterar a visão para a terceira pessoa. Poucos RPGs fazem você se sentir o próprio guerreiro como Skyrim. A customização do personagem também é ampla e diversificada, permitindo que você escolha entre várias raças e visuais diferentes. A evolução é um dos pontos fortes do jogo por ter um leque imenso de opções. Você pode se tornar um guerreiro especializado em espadas longas, ou um mago extremamente poderoso, ou um ladrão cheio de lábia, e a cada level é possível investir pontos em uma habilidade, e ir se desenvolvendo.
O mapa é gigantesco, cheio de pessoas afim de brigar, pedir favores, te ajudar ou simplesmente conversar. E mesmo com a quantidade absurda de personagens não jogáveis, todos os diálogos são dublados. Há tanta coisa para se fazer em Skyrim, que você até esquece qual é a quest principal do jogo. Aliás, isso nem importa, pois o game possui um sistema que cria tarefas aleatoriamente, permitindo que elas nunca acabem. Ou seja, você pode jogar eternamente e sempre terá coisas novas a fazer.

Andar por Skyrim faz você se sentir uma gota d'água no oceano. A sensação de liberdade que o jogo proporciona é incrível, e algo quase inédito. Você pode explorar o mapa inteiro, e fazer o que quiser, desde caçar animais para vender a pele até andar por dungeons antigas a procura de artefatos valiosos. Se GTA fosse um RPG e se passasse na idade média, seria parecido. Isso é um prato cheio para os fãs de histórias épicas medievais como Senhor dos Anéis.

A Bethesda se superou mais uma vez após Oblivion, e a série The Elder Scrolls volta com tudo em um dos - literalmente - maiores games de todos os tempos. Pegue sua espada, escudo e armadura, e prepare-se para uma aventura épica na região de Skyrim!

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Game of the Year - 2011

O Boteco Gamer entrou em férias, passou dias sem nada de interessante e enquanto isso vocês, leitores, foram encarregados de eleger o melhor jogo de 2011. A disputa era difícil e acirrada, mas o resultado foi...
The Legend of Zelda: Skyward Sword! Confiram o review desse jogaço aqui no Boteco Gamer! As menções honrosas do ano ficam com Skyrim, Modern Warfare 3, Assassin's Creed: Revelations, Batman: Arkham City, Uncharted 3, Mario 3D Land e LA Noire que também foram votados na enquete.

Mas não é só isso. O Boteco Gamer também vai premiar os melhores games em várias categorias, então vamos aos trabalhos!

MELHOR GAME DE PS3: Uncharted 3: Drake's Deception
MELHOR GAME DE X360: Gears of War 3
MELHOR GAME DE WII: The Legend of Zelda: Skyward Sword
MELHOR GAME DE 3DS: Super Mario 3D Land
MELHOR GAME DE PSP: Dissidia 012: Duodecim Final Fantasy
MELHOR GAME DE DS: Okamiden
MELHOR RPG: The Elder Scrolls V: Skyrim
MELHOR ACTION/ADVENTURE: The Legend of Zelda: Skyward Sword
MELHOR FPS: Call of Duty: Modern Warfare 3
MELHOR GAME DE CORRIDA: Forza Motorsport 4
MELHOR GAME DE ESPORTE: FIFA 12
MELHOR PLATFORMER: Super Mario 3D Land
MELHOR GAME DE LUTA: Mortal Kombat 9
MELHOR MULTIPLAYER: Mario Kart 7
SURPRESA DO ANO: Rayman Origins
DECEPÇÃO DO ANO: Duke Nukem Forever
MELHOR TRAILER: Dead Island
MELHOR TRILHA SONORA: The Legend of Zelda: Skyward Sword
MELHOR JOGO DE 2011: The Legend of Zelda: Skyward Sword

E esses foram os melhores de 2011! O Boteco Gamer agradece a todos os leitores que estiveram com a gente, comentando, visitando, votando e participando. E preparem-se, afinal 2012 vai ser cheio de jogos bons também, como GTA V e Max Payne 3. Aguardem!

Feliz ano novo a todos!

Checkpoint #20

O Boteco Gamer está de volta! Após alguns dias em férias, o melhor blog de games da minha rua (mesmo porque minha rua é pequena) volta a suas atividades normais. E daqui a pouco, o post dos melhores games de 2011 já vai estar no ar!

Enquanto isso, aproveite pra votar na primeira enquete do ano: qual é o jogo mais esperado de 2012?

E também queria agradecer a todos pelas 41 mil visitas que o blog já alcançou e ao @rodrifz que foi o visitante número 40.000!

Feliz 2012 a todos!

domingo, 1 de janeiro de 2012