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quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

As empresas estão com medo de arriscar?

Muitas pessoas reclamam que as empresas não inovam muito em seus jogos, principalmente em franquias com lançamentos anuais. E, infelizmente, com razão. Hoje em dia muito pouco conteúdo dos jogos é realmente novo. A maior parte da experiência é algo já conhecido e de sucesso, garantia de boas vendas e lucros.
Os fãs que me desculpem, mas séries como Call of Duty, FIFA, PES, entre outras que possuem lançamentos a cada ano, não têm muitas novidades. Isso se deve ao pouco tempo de desenvolvimento dos jogos. Mas também ao fato de que as pessoas compram, e a cada ano as vendas batem recordes. Porém um dos motivos pelos quais as desenvolvedoras não arriscam é exatamente porque as pessoas não andam interessadas em experimentar coisas novas.

Empresas que tentam inovar e criar experiências inéditas acabam não obtendo sucesso. Um jogo como FIFA que tem versões novas a cada ano, sem muitas novidades entre uma e outra, vende muito mais que um conceito totalmente inovador como De Blob. E o desinteresse dos consumidores por jogos novos faz com que empresas como EA, Activision, Ubisoft, Konami, entre outras, continuem mantendo a fórmula de sucesso. Afinal, em time que está ganhando não se mexe.
Os gamers reclamam de falta de inovação nos jogos atuais. Mas é a certeza dos lucros que faz com que as empresas arrisquem pouco em suas franquias, e são os próprios gamers que fazem com que as empresas ajam assim. É preciso uma mudança de atitude por parte dos próprios consumidores para que as desenvolvedoras tenham motivos para arriscar.