Muitas pessoas reclamam que as empresas não inovam muito em seus jogos, principalmente em franquias com lançamentos anuais. E, infelizmente, com razão. Hoje em dia muito pouco conteúdo dos jogos é realmente novo. A maior parte da experiência é algo já conhecido e de sucesso, garantia de boas vendas e lucros.
Os fãs que me desculpem, mas séries como Call of Duty, FIFA, PES, entre outras que possuem lançamentos a cada ano, não têm muitas novidades. Isso se deve ao pouco tempo de desenvolvimento dos jogos. Mas também ao fato de que as pessoas compram, e a cada ano as vendas batem recordes. Porém um dos motivos pelos quais as desenvolvedoras não arriscam é exatamente porque as pessoas não andam interessadas em experimentar coisas novas.
Empresas que tentam inovar e criar experiências inéditas acabam não obtendo sucesso. Um jogo como FIFA que tem versões novas a cada ano, sem muitas novidades entre uma e outra, vende muito mais que um conceito totalmente inovador como De Blob. E o desinteresse dos consumidores por jogos novos faz com que empresas como EA, Activision, Ubisoft, Konami, entre outras, continuem mantendo a fórmula de sucesso. Afinal, em time que está ganhando não se mexe.
Os gamers reclamam de falta de inovação nos jogos atuais. Mas é a certeza dos lucros que faz com que as empresas arrisquem pouco em suas franquias, e são os próprios gamers que fazem com que as empresas ajam assim. É preciso uma mudança de atitude por parte dos próprios consumidores para que as desenvolvedoras tenham motivos para arriscar.