Total de visualizações de página

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Sandbox, o gênero perfeito?

Existe muita discussão sobre qual é o melhor gênero de videogames entre todos os existentes. Esse debate vem de longa data e engloba uma quantidade enorme de tipos como os FPSs, RPGs, jogos de esporte e de ação entre tantos outros que existem também. Esse conflito de ideias passa ainda pela questão de se esse gênero seria online nos computadores ou offline nos portáteis e consoles de mesa assim como se se enquadraria no casual ou hardcore.

É possível  porem, que o fim dessa discussão esteja mais próximo do que imaginamos. Não seria o sandbox o gênero que agrada a todos independentemente do tipo de jogo favorito ou se é casual ou hardcore? Aproveitando esse gancho, gostaria de recomendar o texto do chefe falado sobre o Sandbox. Aquele seu priminho chato que acha que Angry Birds é o melhor jogo de todos os tempos com certeza joga GTA e adora sair por aí matando todo mundo e destruindo metade da cidade sem fazer as missões e a parte seria do jogo portanto. O clássico gamer casual, como sabemos gosta de sandboxes mais pela zoeira do que pela história, jogabilidade e gráficos mas o mais importante é que gosta dos GTAs da vida. Passando para os jogadores de longa data temos um problema maior já que eles se dividem em varias classes, essas denominadas pelo gênero que preferem. O sandbox, sem precisar explicar nada, engloba obviamente o gênero de tiro, luta e ação. A maioria inclui também carros, alguns deles incluindo até corridas. Então podemos afirmar que o gênero corrida também esta presente. Alem disso, existem muitos deles que contem sistemas de upgrades como em Sleeping Dogs, um claro traço dos RPGs. Além disso, se considerarmos que Skyrim tem traços fortíssimos de sandbox, podemos afirmar que eles podem se misturar facilmente.

No geral, o que eu quero sintetizar com esse texto é como o sandbox consegue diluir facilmente a maioria, se não todos, os gêneros dos videogames e atingir a maior parte, se não todos os gamers sejam eles casuais ou hardcore, de PC ou old-school. O sandbox seria então o gênero perfeito. Um ponto postivo a se destacar dos textos do André, é que muitos jogos estão convergindo a ter no minimo traços de Sandbox sendo que, desse modo estariamos entrando na era deles. O que é bom para todos nós.