Total de visualizações de página

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Deja Vú #3

Oooo... o Deja Vú voltou! O Deja Vú voltou! O Deja Vú voltoooooou!
Isso mesmo! A sessão que não tem periodicidade definida mas tem nostalgia máxima sempre voltou em grande estilo! O Boteco Gamer orgulhosamente apresenta um dos jogos que mais marcou e revolucionou a indústria de games em todos os tempos e agora fez 25 anos!
Super Mario Bros foi lançado em 13 de setembro de 1985 para NES, e é atualmente o segundo game mais vendido da história, atrás somente de Wii Sports... mas esse não conta, afinal vem junto com o Wii, né?
Não tem muito o que se falar sobre um jogo que você provavelmente já deve ter jogado, nem que seja um remake ou uma versão pra celular ou qualquer coisa do tipo. E se ainda não jogou, você tem a obrigação de jogar! Super Mario Bros é um game que praticamente inaugurou o estilo plataforma 2D como nós conhecemos hoje. Um jogo simples hoje em dia, mas que era um pouco mais desafiador na época em que foi lançado, quando ninguém sabia dos truques, como fechar o jogo em 5 minutos:

Com mecânicas incrivelmente inovadoras na época, Shigeru Miyamoto fez uma de suas obras mais lembradas até hoje, na qual quase todo game se inspira um pouco. Desde itens pra se coletar como as moedas até os Power-ups, passando pelos inimigos e jogabilidade, Super Mario Bros inovou em tudo e salvou a indústria de games que estava em queda livre há 25 anos atrás, causando o BOOM que perdura até os dias de hoje e impulsionando o lançamento de centenas de jogos novos todos os anos.
E a trilha sonora? Um capítulo a parte! Koji Kondo se superou mais uma vez e criou aquelas músicas que são ouvidas e tocadas até hoje pelos fãs. Quem nunca se pegou cantarolando aquele tema da primeira fase?
A potência gráfica do NES não permitia que o encanador fosse mais detalhado que um borrão de pixels, então esse não é o ponto forte do jogo. Uma curiosidade interessante é que Mario usava um macacão vermelho por cima de uma blusa azul para facilitar a visualização dos movimentos dele. Hoje em dia, as cores da roupa foram invertidas pois não há mais essa preocupação.
A recepção do jogo não poderia ser melhor: A EGM o colocou no topo dos 200 melhores games da história, mesma posição do top 100 de todos os tempos da IGN em 2005 e 2007. Está em 2º lugar no ranking do Game Informer, atrás apenas de Ocarina of Time, também de Miyamoto.
Hoje em dia, remakes foram feitos para DS e Wii, afinal um jogaço desses é pra ser jogado e rejogado por muito tempo!