Total de visualizações de página

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Review #6 - Super Scribblenauts

Mesmo tendo sido desenvolvido por uma empresa até então desconhecido, Scribblenauts foi o grande destaque da E3 de 2009, ganhou uma continuação e vem sendo o motivo pelo qual a 5th Cell vem ganhando espaço no mercado de softwares.
Ficha técnica
Produtora: Warner Bros. Interactive Enetertainment
Desenvolvedora: 5th Cell
Gênero: Ação, puzzle
Data de lançamento: 12 de outubro de 2010
Jogadores: 1
Plataforma: DS

Gráficos: 6,0
Som: 4,0
Jogabilidade: 8,0
Diversão: 10
Replay: 10
Nota: 9,0

Para quem não sabe, o personagem principal é Maxwell, mas em SS você pode jogar com outros avatares. Ele tem um caderno mágico, o Death Note onde tudo o que você escreve se materializa. Portanto, os puzzles podem ser resolvidos de tantas maneiras que é impossível experimentar todas! O objetivo de todas as fases é alcançar a Starite, uma estrela especial, mas para conseguí-la, os obstáculos são extremamente variados, e os problemas podem ser resolvidos de inúmeros jeitos. O exemplo clássico é quando uma starite está em cima de uma árvore. Você pode criar uma escada e subir até lá, ou um machado para cortar a árvore, ou asas para voar até ela, ou um helicóptero... dependendo do seu objetivo, você pode criar um meio de transporte, ou um revólver para livrar-se de alguém, ou o Sol para transformar noite em dia, ou comida para atrair um animal... as possibilidades são quase infinitas!

Em Super Scribblenauts, além do vocabulário ter sido extendido, agora pode-se usar adjetivos. Além de criar um cachorro, você pode criar um cachorro gigante amarelo robótico e colocar asas vermelhas nele. Parece só uma adição fútil, mas é indispensável para resolver alguns dos novos puzzles. E o game também conta com o idioma português BR, para facilitar as coisas em terras tupiniquins! O jogo te dá uma dica inicial sobre o que é preciso fazer na fase e você usa a criatividade para cumprir a missão. E quanto mais inovador você for, mais pontos você ganha, que podem ser trocados por conteúdo extra.

As melhorias em relação ao primeiro game são muitas. Começando pela jogabilidade, que era horrível antes, pois contava somente com controle pela stylus mas agora o direcional digital também pode ser usado. Isso sem contar com as centenas de palavras adicionadas ao vocabulário, e a possibilidade de se usar adjetivos também, que fazem muita diferença na hora de resolver alguns puzzles. O conteúdo extra também é novidade, e agora é possível criar estágios e compartilhar via wi-fi!

''Inovação'' é o nome e ''Liberdade'' é o sobrenome de Super Scribblenauts. Um jogo como nunca se viu antes, com tantas possibilidades que cada pessoa do mundo vai ter uma experiência diferente ao jogar. A liberdade de pensamento que o game proporciona é inédita! Eu poderia dar exemplos de como resolver puzzles de maneiras diferentes aqui, mas teria que ficar o ano inteiro postando. A interação entre os elementos também é incrível. Se você colocar dois animais selvagens no mesmo lugar, eles vão brigar até que um seja destruido. Você pode criar pessoas, de todos os tipos e profissões. Elas podem sentir medo, alegria, raiva, tudo dependendo da situação. A todo momento o game te surpreende com alguma coisa.

Super Scribblenauts é inovador, surpreendente e extremamente divertido. Apesar de seu visual infantil e de sua parte sonora fraca, é um game que tem que ser jogado com certeza! Eu tentei falar algumas das coisas que são possíveis no game, mas não consegui citar nem 10%, então jogue e descubra o resto!