Total de visualizações de página

segunda-feira, 14 de março de 2011

Especial - Troféu GameWorld 2011


Nos dias 11, 12 e 13 de março aconteceu o maior evento de games do Brasil. O Troféu Gameworld, que além de premiar os melhores do ano em várias áreas da indústria de games, possibilitou que os visitantes pudessem jogar vários games, disputar campeonatos e até experimentar o novíssimo 3DS! Eu marquei presença e fiz esse post especial sobre o GW!

Começando pelos premiados:
Troféu ganho pela AMD, e orgulhosamente exposto no estande.

A cerimônia de entrega dos prêmios foi no dia 11, sexta feira, e contou com a participação de uma bateria de escola de samba, para animar a platéia. E por incrível que pareça, entre um samba e outro, os tambores e cavacos tocaram o tema de Super Mario! Grandes figuras como André Forastieri, da editora Tambor e o político Fábio Feldman também apareceram no palco GameWorld. Depois de muitos discursos, o jornalista Pablo Miyazawa e o produtor musical Carlos Eduardo Miranda tomaram posse da apresentação, que apesar de demorada, foi a parte mais importante do primeiro dia. Várias empresas do ramo, como Nintendo, Konami e Ubisoft estiveram presentes por meio de representantes, que falaram sobre o otimismo que possuem sobre o mercado brasileiro, com muito potencial. Em meio às piadas e pitacos dos apresentadores, os melhores do ano foram sendo revelados, e aqui vai a lista por categoria:


Notebook para Games: ASUS GT50
Fabricante de Placa de Vídeo: EVGA
Fabricante de Processador Gráfico: AMD
Fabricante de Fonte de Alimentação: Seventeam
Celular Para Jogo: iPhone 4
Jogo de Celular: Angry Birds
Operadora de Celular: Vivo
Distribuidora de MMO: Level Up! Games
Distribuidora de JogNos: NC Games
Experiência de Compra: Datishop
Site de E-commerce Especializado em Games: ShopGames.com.br
Site de E-commerce Magazines: Walmart
Desenvolvedora/Produtora: Nintendo
Game Nacional: Freekscape: Escape From Hell
Advergame: Fiat Uno Color Race
Jogo do Ano: God of War III
Jogo de DS: Pokémon HeartGold/Soulsilver
Jogo de Wii: Super Mario Galaxy 2
Jogo de Xbox 360: Call of Duty: Black Ops
Jogo de PSP: God of War: Ghost of Sparta
Jogo de PS3: Assassin's Creed: Brotherhood
Jogo de PS2: Silent Hill: Shattered Memories
Jogo de PC: Call of Duty: Black Ops
Executivo do Ano: José Carlos Rodriguez (Disney Online Studios)
Blog de Games: Boteco Gamer Portal Versus


Nos outros dois dias, o evento foi aberto ao público, e meros mortais como eu puderam ver as atrações e os estandes. Grandes empresas, como a Hudson, estiveram por lá:
Era possível testar games da empresa, como Deca Sports e o novo Lost in Shadow, com uma mecânica de jogo muito inovadora, onde você controla uma sombra e interage com as sombras dos objetos do cenário para avançar na aventura.

Entre as atrações, estavam também o Kinect e o Move, que as pessoas podiam testar livremente.
  Vários games de dança agitaram os estandes em que o Kinect estava presente, e qualquer um podia testar e passar um pouco de vexame em púbico, requebrando frenéticamente.

A imagem da pessoa é filmada pelo aparelho, e aparece na tela, com um pouco de delay, que pode atrapalhar as vezes, mas o que conta é a diversão de se ver dançando no game.

Os ritmos iam desde dança de rua até Michael Jackson, e animaram o pessoal!

Além do Kinect, o PES 2011 também estava fazendo sucesso entre os gamers, com várias partidas num estande dedicado somente ao game de futebol.













Um evento desse porte não podia deixar de aparecer na TV, e claro que vários veículos de comunicação estavam cobrindo tudo por lá:
E alguns estandes, como o da Saraiva, também ofereciam várias promoções, como games baratos temporariamente, e até sorteios de jogos! Também haviam vários campeonatos acontecendo, muitas disputas acirradas e vencedores. O Desafio à Elite dos 4, maior torneio de Pokémon do Brasil também aconteceu durante o evento. Assim como um campeonato de Grand Chase no estande da Level Up! Games, que tinha outra coisa chamando mais atenção:

Os cosplayers eram um capítulo à parte! Todo mundo que fosse ao GameWorld 2011 fantasiado levaria pra casa uma camiseta especial. E muitos compareceram para animar ainda mais a festa! Marios, Luigis, um Luigi-zumbi, Travis Touchdown, entre outros.

Mas é claro que de todas as atrações citadas, nenhuma era mais aguardada que o 3DS, o novo portátil da Nintendo! Eu não costumo falar muito em primeira pessoa aqui nesse blog, mas tenho que contar minha experiência.

 Logo na entrada, me deparei com um enorme estande transparente, semelhante a um aquário, e muitas pessoas em volta, como que desejando quebrar as paredes de vidro para adentrar o recinto e finalmente experimentar o novo aparelho. Ao entrar na longa e tortuosa fila, depois de bastante tempo para descobrir onde ela começava, recebi um panfleto, apresentando o aparelho, e com o seguinte slogan: ''Dê uma olhada dentro''.

Bem sugestivo. Era o máximo que eu conseguia fazer mesmo. Olhar lá pra dentro do estande e imaginar como seria o novo portátil. A ansiedade era tamanha, que por mais que houvessem várias coisas para ver e fazer, ninguém abandonava a espera para ver de perto - e jogar, claro - o 3DS. Enquanto vários games eram sorteados, várias promoções anunciadas, todo mundo seguia firme e forte aguardando por uma chance para ter o aparelho nas mãos, mesmo que por pouco tempo. Ao chegar perto da parede de vidro, era possível ver os sortudos experimentando uma nova maneira de jogar:
Claro que as belas assistentes da Nintendo eram uma excelente paisagem para observar, mas não conseguiam amenizar a demora. Mais de uma hora na fila e finalmente pude entrar no ''aquário'' e, ciente de que possuia apenas cinco preciosos e efêmeros minutos para jogar qualquer game, fui direto ao que mais chama a atenção: The Legend of Zelda Ocarina of Time 3D.
No início é bem estranho. A imagem parece duplicada, com 2 Links na tela. Cheguei a pensar que o efeito 3D era aquilo. Um instante de decepção. Mas logo que consegui olhar de frente pra tela, a mágica aconteceu. De repente, o console havia se tornado um portal para outro mundo. Mais do que isso: um portal para Hyrule. Afinal, não era possível que Link não estivesse logo atrás do 3DS! Eu podia ver claramente em três dimensões, como se olhasse por uma janela!

Logo depois, aproveitei o resto do tempo que me sobrava e joguei um pouco de PES 2011, para me surpreender novamente. É incrível como a sensação de estar vendo um jogo da arquibancada do estádio era real. A percepção espacial muda muito, e ajuda na jogabilidade. Se você não olhar de frente para a tela, o efeito some e você vê a imagem duplicada. Mas observando corretamente, é muito melhor do que qualquer filme em 3D que eu já assisti. Acho que eu nunca tinha ficado tão boquiaberto  por causa do visual de um game. E posso dizer com certeza que foram os minutos mais rápidos da minha vida.

Senhoras e senhores, a Big N se superou. Denovo.

E esse foi o GameWorld 2011!