Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Deja Vú #25 - Crash Bandicoot

A sessão retrô do blog vai retratar um jogo marcante na infância de muitos dos leitores, com certeza. Hoje falaremos de Crash Bandicoot, um dos melhores games de plataforma que existem!
Feito pela Naughty Dog, mesma desenvolvedora de Uncharted, a série teve seu primeiro jogo para Playstation 1 lançado em 1996. Crash Bandicoot trata-se de um game de plataforma 3D no qual o personagem principal é uma espécie de marsupial modificado geneticamente que passa por várias fases em ambientes bastante diversificados para impedir os planos malignos do Dr Neo Cortex.

O cientista maluco envolveu Crash e sua namorada,Tawna, em um experimento para criar um exército de animais mutantes, porém o protagonista fugiu e agora cabe a ele explorar cada uma das fases para salvar Tawna e acabar com o vilão. Acho que essa história parece familiar, não?


A jogabilidade é excelente, algo importante para esse estilo, e os controles respondem muito bem. Os gráficos são ótimos para a época, e possuem uma característica cartunesca, proporcionando mais animação ao protagonista, que está sempre fazendo caras e bocas hilárias. Crash se utiliza de vários golpes, que vão sendo aperfeiçoados ao longo do jogo para se tornarem mais eficazes. As músicas dão o ritmo divertido do jogo, sendo bem variadas e contagiantes.

A forte inspiração em Mario pode ser notada nas caixas com um ponto de interrogação que dão itens ao serem quebradas e nos ambientes que vão desde fases marinhas até desertos, passando por florestas, entre outros estágios, cada um com inimigos e obstáculos diferentes de acordo com a localização. Algumas partes do jogo possuem jogabilidade 2D, aumentando a variedade de fases. Crash coleta frutas vermelhas no jogo, que sempre geram discussão, pois uns dizem ser maçãs, outros acham que são pêssegos, e outros defendem que são mangas.
O jogo foi sucesso de crítica e vendas, sendo um dos jogos de Playstation mais vendido de todos os tempos com mais de 7 milhões de unidades. Crash Bandicoot foi relançado nos Sony Greatest Hits e tem várias sequências tanto para PS1 quanto para outros consoles. A franquia bateu a marca de 40 milhões de jogos vendidos para todas as plataformas e especula-se que um jogo novo da série deverá ser lançado em breve, mas ainda não temos nada concreto. Crash é um jogo que continua atual, e ainda é jogado e lembrado por todos, além de ter marcado a infância desse humilde blogueiro que vos escreve.