Hoje a sessão nostálgica do blog relembra um dos grandes clássicos do Super Nintendo. Um dos mais antigos games de corrida que existem...
Nem todo jogo bom necessariamente é feito por empresas de renome, e Top Gear é uma prova viva disso - sim, viva nos corações de muitos jogadores mesmo depois de 20 anos. Lançado em 1992, produzido pela Kemco e desenvolvido pela Gremlin Graphics, Top Gear é um dos primeiros games de corrida que fizeram sucesso, e é praticamente o bisavô de Need For Speed, Gran Turismo e Forza Motorsport.
Claro que Top Gear não foi o primeiro jogo do gênero, até por ter semelhanças com Lotus Esprit Turbo Challenge (1990) e Rad Racer (1987) mas é um game que fez muito sucesso, principalmente em meio aos gamers das antigas na época dos arcades. E apesar de ter sido lançado duas décadas atrás no SNES, seus gráficos são bonitos e dão uma impressão de profundidade, mesmo sem o advento dos polígonos. Os cenários mudavam de acordo com o país no qual a corrida acontecia, e o objetivo principal do game era se tornar o melhor piloto do mundo, por meio de desafios por todo o planeta.
O jogador podia escolher entre quatro modelos de carros, cada qual com suas vantagens e desvantagens, e a transmissão podia ser manual ou automática. Isso tornava as corridas bem interessantes e equilibradas, pois era possível escolher um automóvel que se adequasse mais ao jeito de pilotar. As corridas de Top Gear também contavam com nitros e até pit stops obrigatórios.
Entre os países presentes no game estão EUA, México, Suécia, Peru, Finlândia, Itália, Reino Unido e... Brasil-sil-sil! Top Gear também tinha um modo multiplayer, que é sempre uma das partes mais importantes de um jogo de corrida. E apesar de não ser tão famoso em outros lugares do mundo, e não ter tido tantas críticas positivas, o game tem várias continuações, para SNES, N64, Genesis, GBA, GameCube...
Um game que traz nostalgia a muitas pessoas, e que será lembrado por muitos anos ainda! Mais um clássico do SNES para a vasta biblioteca de games eternos do console.