Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Deja Vú #36 - Earthbound

A sessão nostálgica de hoje vai relembrar um dos games mais originais de todos os tempos, que infelizmente não costuma ser tão reconhecido quanto merece:
Lançado em 1994 no Japão e no ano seguinte nas Américas, Earthbound é um jogo um tanto quanto obscuro, de uma série mais obscura ainda, conhecida no Japão como Mother - por influência da música de mesmo nome feita por John Lennon. Earthbound corresponde ao Mother 2, já que tanto o primeiro quanto o último jogo da trilogia não foram lançados no Ocidente, apesar das várias traduções de fãs espalhados na Internet.

Trata-se de um RPG com um time de personagens jogáveis, exploração de um mapa com várias cidades e sistema de combate por turnos no maior estilo Dragon Quest - mas as coincidências com outros jogos do gênero param por aí. Além de ser contemporâneo, ou seja, se passar nos dias atuais, Earthbound apresenta uma história densa, por vezes confusa, mas com pitadas de humor e muitas referências à cultura pop, e ao próprio jogo.

O game começa parecendo um simples joguinho ingênuo com visual colorido. Mas à medida que se avança na história, percebe-se como ela é profunda e trata de temas incomuns, como conflitos psicológicos e problemas familiares, ao mesmo tempo que apresenta uma aventura psicodélica com hippies, monstros espaciais e pessoas com poderes sobrenaturais, sem falar da metalinguagem, como na placa onde se lê "Reunião para o planejamento de Earthbound 2".

A trama se passa em Onett, nos anos 90, e o personagem principal, Ness - aquele mesmo do Smash Bros - encontra uma criatura alienígena chamada Buzz Buzz perto de onde um meteoro caiu, e descobre que o ET veio de um futuro no qual Giygas domina todo o universo. Então Ness recebe a simples tarefa de embarcar numa viagem interdimensional para se fortalecer e derrotar o vilão antes que ele se torne invencível. Porém ao longo da história, vários outros arcos vão se desenvolvendo.
Diferente de outros RPGs, nos quais se consegue dinheiro através dos inimigos derrotados, em Earthbound a cada batalha vencida, o pai de Ness deposita dinheiro para ele, e é possível sacar essas quantias. Seu pai também é responsável por salvar o jogo através de ligações telefônicas. As dungeons do jogo são repletas de inimigos, mas também servem para explicar melhor alguns conflitos, como Magicant, um lugar que só existe na mente de Ness, e no qual ele enfrenta vários de seus traumas e revive memórias, tudo através de seu subconsciente.

Por essas e outras, Earthbound é tido por muitos como um dos melhores games do SNES, e de todos os tempos, apesar de não ser muito popular. Se algum dia você tiver a oportunidade de jogar esse clássico, não deixe passar!