Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

25 anos de Zelda - Parte 1

O ano era 1986. A seleção da Argentina seria campeã da Copa do Mundo, Portugal e Espanha entrariam na União Europeia, a moeda brasileira passaria a se chamar cruzado e uma das melhores franquias de games de todos os tempos nasceria! Nessa semana, o Boteco Gamer homenageia essa série com uma retrospectiva dividida em duas partes, desde os primórdios no saudoso Nintendinho até os futuros lançamentos!
Zelda não possui uma ordem cronológica oficial em seus games, e os personagens não são os mesmos de um jogo para o outro, e sim reencarnações dos heróis e vilões do passado, exceto nas sequências diretas. Há exatos 25 anos, The Legend of Zelda invadia os consoles japoneses com um roteiro semelhante ao dos lançamentos atuais.
Ganon roubou uma parte da Triforce, um artefato muito poderoso que mantém o equilíbrio do reino de Hyrule, e para impedí-lo de conquistar as outras peças, a princesa Zelda as quebra em oito pedaços, e cabe ao jovem Link reuni-los através das dungeons, salvar o reino e restaurar a paz. 

The Legend of Zelda, para NES, foi o primeiro game a ter sistema de save embutido no cartucho, e praticamente introduziu os games ao que chamamos hoje de overworld, aquele vasto mapa para exploração, que é uma das principais características da série. E TLoZ já teve vários relançamentos, para GameCube, Game Boy Advance, Wii (virtual console) e até no 3DS já está previsto!

Um ano mais tarde, a sequência direta chegava na terra do Sol nascente! Zelda II: The Adventure of Link, também para NES é o game que mais se distancia da ''fórmula'' de Zelda, principalmente pela jogabilidade 2D, mas também pela história: um mago lançou um feitiço na princesa e Link precisa salvá-la.



Em 1991, The Legend of Zelda: A Link to The Past foi lançado no SNES, voltando às origens, com a visão de cima e jogabilidade similar ao primeiro game da franquia. Agora Link embarca numa jornada para selar Ganondorf para sempre num mundo de trevas, e mais uma vez salvar Hyrule. As principais inovações foram os calabouços com vários andares e novos equipamentos.
Dois anos depois, a série ganha sua primeira versão portátil. Lançado no Gameboy, The Legend of Zelda: Link's Awakening se passa na Koholint Island, onde Link terá que ajudar os habitantes do lugar para conseguir os oito instrumentos mágicos e voltar para casa. É o último game antes da explosão do 3D nos consoles, portanto eu diria que Link's Awakening encerra a primeira era da série.

Após um hiato de cinco anos, em 1998 é lançado um dos melhores games de todos os tempos, e o mais revolucionário da série. Melhor game do Nintendo 64, The Legend of Zelda: Ocarina of Time dispensa apresentações. O primeiro Zelda em 3D, o game que inventou a trava de mira e está até hoje no topo do Gamerankings! Com direito a viagens no tempo, dungeons muito bem elaboradas, grande apelo musical e gráficos magníficos para a época, Zelda OoT é um marco na história dos videogames, e um jogo indispensável no currículo de qualquer gamer que se preze!

O especial de 25 anos de Zelda continua amanhã, com os games mais recentes!
Aguardem!!!