Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Deja Vú #28 - Kid Icarus

A sessão nostalgia do Boteco Gamer vai desenterrar mais um clássico do fundo do baú. Hoje vamos falar de Kid Icarus!
Um game lançado em 1986 para NES, Kid Icarus conta a história do anjo Pit, que precisa conquistar três tesouros sagrados a fim de salvar sua terra (terra?) natal, Angel Land, e a deusa Palutena. A estrutura do game se baseava em fases bidimensionais, nas quais Pit precisava derrotar inimigos, coletar itens e ao chegar ao final dos estágios, lutava contra um chefão para obter um dos tesouros.

Apesar de parecer apenas mais um game de plataforma 2D dos anos 80, Kid Icarus possui um grande diferencial. O jogo tem vários elementos de RPG, como o arco que Pit usa para combater os inimigos, que pode ser desenvolvido ao longo da aventura. A cada fase, dependendo da pontuação do jogador, a barra de vida do protagonista é acrescida. O game também conta com lojas, que oferecem itens úteis.
O mundo de Kid Icarus é dividido em três: o submundo, a superfície e o céu, cada qual com suas peculiaridades. No submundo e no céu, o protagonista deve subir até o topo das fases, enquanto na superfície, a progressão é lateral. Ao final dos mundos, Pit deve passar por labirintos para encontrar o chefão que guarda o tesouro que ele procura.

Uma das características mais interessantes do jogo é o fato dele se passar numa Grécia fictícia, e ter alusões a várias partes da rica mitologia grega, principalmente na história do game. A deusa Palutena, que governa Angel Land ,foi derrotada e presa pela Medusa, que é uma criatura mitológica. E outro fator legal é que Kid Icarus tem finais diferentes, dependendo do desempenho do jogador. Claro que eu não vou contar spoilers.
A série andava um tanto quanto esquecida, até que Pit apareceu no Super Smash Bros. Brawl como personagem jogável, e agora o 3DS vai receber Kid Icarus: Uprising. Uma das franquias mais interessantes da Big N está sendo revivida, e claro que isso é merecido. Kid Icarus é um excelente jogo!