Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de junho de 2011

Videogames são brinquedos?

Muitas pessoas pensam que games são meros brinquedos, e apenas crianças costumam jogar. Todos nós, gamers, sabemos que isso é um ledo engano. Existem, sim, jogos feitos especialmente para crianças, que são fáceis e educativos, para ajudar o desenvolvimento infantil. Não vou negar que esses não costumam ser bons games, e têm apenas intuito de ensinar, até pela ausência de dificuldade. Muitos jogos casuais também são julgados como infantis, mas na verdade, são games feitos para se jogar rapidamente e simplesmente ter um pouco de diversão no dia-a-dia, entre uma tarefa e outra.

Mas isso não implica que games são brinquedos. Seria como dizer que computadores são também, pois é possível usá-lo como brinquedo, ou instrumento de educação. Quem não conhece um priminho que adora mexer no paint ou em sites de jogos online? Mas também sabemos que pcs são usados por empresas todos os dias para movimentar a economia mundial, e também por jovens para se comunicar com os amigos, ou senhoras de idade, para procurar receitas de bolo.

Da mesma maneira que um computador pode ser usado por pessoas de faixas etárias das mais distintas, ou existem filmes e livros para todas as idades, os games também podem ser tanto infantis como adultos. Existe um abismo entre joguinhos onde se cuida de animais e um longo RPG japonês, só para citar um exemplo. O primeiro, voltado para o público infantil, e o segundo, muito mais hardcore. Aliás, os principais eventos de videogame do mundo são focados no mercado hardcore, provando que essa é a principal tendência, e os jogos mais lucrativos também estão nesse segmento. 
Final Fantasy Tactics não é para crianças, definitivamente

A condição de “brinquedo” normalmente é dada por leigos, principalmente pais de crianças pequenas que costumam jogar títulos mais casuais e sem profundidade, ou seja, pessoas que não entendem realmente do assunto. Claro que todo console possui jogos para todas as idades, então quem define se é um brinquedo, uma máquina de diversão, ou um centro multimídia, é o próprio jogador. Para isso existem diferentes videogames, com diversas configurações e possibilidades diferentes.

O que faz do game adulto ou infantil nem sempre é o visual, a dificuldade, a quantidade de esforço necessária, nem o enredo ou mesmo violência, mas sim a pessoa que joga. Você define se está jogando casualmente, ou de maneira mais séria. Nada impede uma criança de zerar Final Fantasy, nem um marmanjo de jogar Nintendogs. O jogador é que impõe suas próprias metas.

Respondendo à pergunta do título do post, videogames podem ser usados como brinquedos, mas na verdade são aparelhos para todas as idades, com acessórios e jogos para todas as idades. Games são brinquedos? Depende de quem joga. É um brinquedo para seu priminho. Mas é um hobby, uma diversão, uma forma de arte, e talvez até uma paixão para os gamers mais assíduos.

Lembrando que postar sobre esse assunto foi uma sugestão do leitor Murilo, @notlikeyouguys