Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de julho de 2013

E o Xbox One?

Na história dos videogames, existiram fracassos completos como o Virtual Boy e sucessos absolutos como o Playstation 2, mas poucos consoles dividiram tanto as opiniões como o Xbox One. Na verdade, a maioria das pessoas ainda nutre uma grande rejeição por ele - incluindo o humilde blogueiro que vos escreve - mas há muita gente que via vantagens nas políticas da Microsoft em relação à conexão constante e jogos usados.

O Forza Motorsport 5, na versão em disco, não virá completo. Após comprar o CD, será necessário instalar e baixar pistas, carros e alguns dados que não couberam na mídia física. De cara podemos ver um ponto forte e um ponto fraco do Xbox One: graças à conexão obrigatória, os jogos serão muito maiores e terão mais atrativos, aumentando o replay; em contrapartida, quem não tiver internet em casa - ou seja, mais da metade dos brasileiros - não poderá jogar.

A Microsoft voltou atrás em suas decisões e o console não terá conexão obrigatória em todos os jogos, será possível jogar games usados de graça e não haverá trava de região. Uma petição online foi lançada por alguns jogadores para que a empresa volte atrás novamente e retome suas políticas em relação a isso. Várias pessoas defendem que, com essas novidades, o Xbox One se tornará uma espécie de Steam.

Com isso, os preços dos jogos cairiam, não seria necessário comprar usados, as travas de região seriam usadas para adequar os títulos às diferentes regiões e os games seriam muito mais vastos e poderiam ser comprados tanto em lojas físicas quanto através da loja virtual do próprio console. No entanto, várias pessoas seriam excluídas desse processo, pois nem todo mundo tem internet em casa e em vários países a conexão é precária - o Brasil é, de certa forma, um deles.

Discordo sumariamente da necessidade dessas medidas, continuo achando que nada disso precisaria ser obrigatório para criar esse cenário, e sou contra a exclusão de pessoas do mercado de games. Mas esses argumentos são interessantes para manter a discussão acesa. E agora, o que você acha do Xbox One?