Total de visualizações de página

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Deja Vú #17 - Duke Nukem 3D

Na semana do lançamento do tão aguardado Duke Nukem Forever, que está mais pra Duke Nunca Never, nada mais justo que o Deja Vú relembrar o último game da série principal!
Duke Nukem 3D foi desenvolvido para PC em 1996, mas ganhou versões para Playstation, Nintendo 64, Sega Saturn, Mega Drive, Zeebo, Xbox Live Arcade, entre outros. O game se passa num futuro próximo, no século XXI, durante uma invasão alienígena, e tem diversos e variados cenários, como ruas, bases lunares, cidades inundadas, restaurantes japoneses, etc.

O jogo também faz muitas referências. Durante a jornada, é possível encontrar corpos de personagens famosos como Luke Skywalker, Indiana Jones, e a própria capa do game é uma paródia de Army of Darkness.
Duke Nukem 3D é um FPS muito polêmico, pois contém cenas consideradas pesadas demais, sem falar de várias partes com conteúdo quase pornográfico, e violência além da conta. O jogo chegou a ser banido no Brasil, junto com Quake, Doom e outros FPS. Porém, ao contrário do que algumas fontes alegam, o game não incita violência contra pessoas indefesas, nem encoraja prostituição.

E mesmo com todos esses elementos, o game foi muito bem recebido, com mais de 3 milhões e meio de cópias vendidas, apesar de análises como do Gamespot que classificou o game como "questionável moralmente". Duke Nukem 3D é bastante controverso, mas é um jogo de tiro muito bom, que possui nível de violência elevado, mas não é nada demais. Finalmente, 15 anos depois, ganhou sua merecida continuação!