Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de março de 2013

Marta Suplicy disse que games não são cultura

Eu sei que isso não é uma notícia, e já aconteceu a alguns dias. Mas senti que o Boteco Gamer tem obrigação, como veículo de comunicação voltado ao público gamer, de informar e analisar a situação para seus leitores. O Vale-Cultura é um benefício criado pelo governo, que contribui com 50 reais por mês para os trabalhadores gastarem com cultura, como filmes, teatro, livros, revistas, TV a cabo, circo, etc. A Ministra da Cultura Marta Suplicy nunca pensei que fosse dizer isso disse que o benefício não vai abranger os jogos de videogame, por não considerá-los cultura e por serem violentos.
Ou seja, será possível usar o dinheiro destinado à "cultura" para comprar uma revista pornográfica, para assinar TV a cabo e assistir Big Brother Brasil 24 horas por dia, para ler revistas de fofoca, ou assistir a um filme mais violento que muitos jogos. "Eu não acho que jogos digitais sejam cultura" disse a ministra em audiência pública no dia 19 de fevereiro.

A mesma pessoa que criou a taxa do lixo quando governou a cidade de São Paulo afirmou: "Pode desenvolver raciocínio, pode deixar a criança quieta, pode trazer lazer ao adulto, mas cultura não é". Todos sabemos que existe uma discussão bem antiga sobre games serem arte ou não, e o Boteco Gamer já entrou nesse assunto não uma, nem duas, ou três, mas sim quatro vezes. Mas negar que sejam cultura é um tanto quanto ridículo.

Já vi comentários pela internet dizendo que "games não são cultura porque jogos como GTA são violentos". Mas esse mesmo tipo de pessoa deve achar que Duro de Matar, Tropa de Elite, Mercenários, entre outros filmes violentos, são cultura. Sem falar que GTA IV, por exemplo, conta a história de um imigrante russo nos EUA, que tenta mudar de vida mas acaba caindo no crime, e mostra todas as dificuldades de ser imigrante e sofrer preconceito, não ter oportunidades... como dizer que isso não é cultura?

Nesse mês de março o Museum of Modern Art de Nova York vai aprensentar uma exposição sobre videogames, e não será o primeiro museu a fazer isso. No ano passado, o museu Smithsonian, também americano, fez uma mostra parecida, que o Boteco Gamer também noticiou. E também no começo do ano passado, o Museu da Imagem e do Som de São Paulo realizou uma exposição muito interessante sobre a evolução dos games.

Enquanto a nossa excelentíssima ministra da cultura tomou essa decisão, o mesmo ministério permitiu que o estúdio brasileiro Swordtales, que desenvolveu o game Toren, utilizasse a Lei Rouanet de incentivo à cultura para captar fundos para a pós-produção do jogo. Lembrando que essa lei apoia iniciativas culturais brasileiras. É uma contradição muito grave por parte do Ministério da Cultura. É um grande erro excluir os jogos por pura ignorância e desconhecimento da causa, até porque essa indústria cresceu muito no Brasil, e gera empregos. É preciso que se incentive mais ainda seu desenvolvimento, pelo bem não só dos jogadores mas do país como um todo.

"E o que eu posso fazer?" você deve estar se perguntando. A ministra Suplicy, após ser bombardeada com críticas por esse episódio, pediu para que os gamers levassem argumentos convincentes à ela. Caso você não saiba o que dizer, também pode ajudar por meio desse abaixo assinado criado pela ACIGAMES. E jogue o game que fizeram em protesto à "Martinha". Vamos tentar mudar essa situação!