Total de visualizações de página

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Review #5 - Epic Mickey

Sucesso de vendas, Epic Mickey tornou-se um dos third-parties mais vendidos do Wii, quebrando recordes no console. Foi difícil determinar se o game era platformer ou action-adventure, até que eu cheguei na conclusão de que são os dois, ou os três, visto que action-adventure já é a fusão de dois gêneros. Um jogo nesse estilo normalmente tem mais foco na ação, e a história não tem muita importância. EM é uma excessão à regra. Para entender a história do game, é necessário conhecer um pouco da história real de Walt Disney.


Ficha técnica
Produtora: Disney Interactive Studios
Desenvolvedora: Junction Point
Gênero: Plataforma, Action-adventure
Data de Lançamento: 30 de novembro de 2010
Jogadores: 1
Plataformas: Wii

Gráficos: 9,5
Som: 5,0
Jogabilidade: 9,0
Diversão: 9,0
Replay: 9,0
Nota: 9,0


Muitas pessoas não o sabem, mas Oswald, o coelho sortudo, lançado em 1927, era o personagem principal de Walt Disney. Até que ele pediu um orçamento melhor para aperfeiçoar suas criações e foi demitido pela Winkler Production, divisão de desenhos animados da Universal, afinal o coelho pertencia à empresa, que estava satisfeita com o sucesso. Disney resolveu abrir um estúdio e, modificando alguns traços de sua criação anterior, ele fez Mickey Mouse, que tomou o lugar do coelho, que caiu no esquecimento em 1940, quando foi substituido pelo Pica-pau. Hoje, décadas depois, o presidente da Disney conseguiu os direitos do coelho, em um acordo com a Universal.

Epic Mickey se passa em Wasteland, um mundo construído pelo feiticeiro Yen Sid (leia o nome dele ao contrário), que apareceu no filme Fantasia, de 1940. O game é cheio de referências a personagens e filmes antigos da empresa. Esse lugar foi criado para abrigar os personagens que não fizeram sucesso e foram esquecidos, como o já citado Oswald. O mago estava terminando de construir a Wasteland, utilizando-se de tinta e removedor mágicos numa maquete, quando o curioso Mickey quis mexer na obra e derramou removedor em tudo, estragando a maquete e criando Mancha Negra, o vilão do game. O camundongo fugiu sem que ninguém percebesse que ele foi o culpado pelo ''desastre do removedor'' mas algum tempo depois, Mancha levou Mickey até Wasteland. Ele se sentiu culpado por tudo o que estava acontecendo, e decidiu ajudar a recuperar o lugar, enquanto descobre uma forma de voltar pra casa.

Com muita tinta e removedor, o camundongo mais famoso do mundo tem de passar por puzzles muito engenhosos e avançar pelas fases para explorar a Wasteland, que é como uma Disneylândia macabra e aterrorizante, que antes do ''desastre do removedor'', era governada por Oswald, que até hoje tem ódio de seu irmão rato. Entre uma fase e outra, existem estágios em preto e branco com jogabilidade 2D que relembram os antigos curta-metragens de Mickey e Oswald, que faziam sucesso há várias décadas.

A interação com os personagens do jogo é um ponto forte do jogo, afinal é preciso conversar e até negociar com alguns para conseguir itens necessários a fim de continuar a aventura e salvar a Wasteland. Muitas sidequests aparecem, e as decisões tomadas por você alteram as ações de alguns personagens. Por exemplo: ajude o Small Pete a recuperar seu barco preso na cidade dos Gremlins e o Big Bad Pete vai te dar uma mãozinha mais pra frente.

Uma mão lava a outra, no melhor estilo ''jeitinho brasileiro''. E fica a dica: é melhor cumprir as missões e ajudar os personagens, por que isso vai facilitar sua vida depois. Você também pode decidir se quer acabar com alguns vilões de uma vez por todas ou se vai derrotá-lo e torná-lo seu aliado. Epic Mickey possui um vasto mundo para exploração, e certos obstáculos podem ser superados de várias maneiras diferentes.

Talvez o único problema no game seja a parte sonora. Músicas não muito marcantes e diálogos sem dublagem são o ponto fraco do jogo. Mas os gráficos muito bonitos compensam isso. Epic Mickey é um dos melhores jogos do Wii no que se refere à parte visual. Um game que merece a sua atenção, recomendadíssimo, principalmente para os fãs de HQs e desenhos animados que querem uma jornada ao passado da Disney!