Total de visualizações de página

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Perfil #7 - Koji Kondo

Hoje a sessão Perfil vai falar sobre um dos maiores compositores de trilhas sonoras de todos os tempos!
Não só com produtores, desenvolvedores e designers se faz um bom game, mas também com músicos. Afinal, as dublagens, efeitos e trilhas sonoras fazem com que o quesito som do jogo tome uma importância fundamental para a imersão e também ajudam a transmitir as emoções que o game proporciona ao jogador. Claro que tudo isso tem que ser supervisionado por um time competente, para que a sincronia entre a parte sonora e visual seja perfeita e a experiência do jogo seja maximizada.

Quando se fala em trilhas sonoras, algumas das mais lembradas são compostas por Koji Kondo. Ele ingressou na Nintendo em 1983, e compôs músicas para uma infinidade de jogos de NES, incluindo Super Mario Bros e The Legend of Zelda. Sim, todas aquelas melodias memoráveis que você se pega cantarolando de vez em quando foram compostas por esse cara!
Koji Kondo nasceu em Nagoya, em 13 de agosto de 1960, e estudou na Universidade de Arte de Osaka, e teve a sorte de ser chamado para trabalhar na Big N no último ano da faculdade. Ele, que sempre foi fã de arcades, já tinha alguma experiência com música - tocou numa banda de rock e jazz - e compôs pela primeira vez para Vs. Golf e Punch Out!!, ambos arcades.

Na época, seu trabalho era muito mais difícil, pois os jogos só comportavam quatro faixas de som, ou seja, quatro "instrumentos virtuais" ao mesmo tempo. Por exemplo, a percussão que marca o ritmo da música ocupa uma faixa. Se hoje em dia, é possível gravar músicas orquestradas como no caso de Zelda Skyward Sword, no primeiro Zelda fazer um arranjo era uma tarefa extremamente complexa.
Kondo trabalhou em vários outros games conhecidos, como Starfox, Super Mario Bros 2, 3, World, 64, Galaxy, Zelda Ocarina of Time, Twilight Princess, Pilotwings, Smash Bros, entre outros. Praticamente toda "masterpiece" da Nintendo tem músicas dele. E, quem diria, uma de suas principais influências é a banda Deep Purple. Ou seja, a musiquinha do Mario tem suas raízes no rock!

Um dos principais desafios da carreira de Koji Kondo foi em Ocarina of Time, quando ele teve que criar todas aquelas músicas com apenas cinco notas - ré, fá, lá, si e outro tom de ré - e ainda assim foram temas marcantes na série. Ele também disse que o alto falante do DS é bem menor que o de uma TV, portanto é mais difícil criar as linhas mais graves da música no portátil, mas segundo ele, o desafio torna tudo mais interessante na hora de compôr uma música.
Agora você já sabe em quem botar a culpa quando ficar com o tema do Mario na cabeça, certo? A culpa é de um dos gênios da gamemusic!

PS.: Esse post foi escrito ao som de músicas compostas por Koji Kondo!