Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

DLC: uma adição bem vinda?

Com o advento da Internet nos consoles, as desenvolvedoras começaram a criar conteúdo para download que adiciona coisas aos games. Claro que isso é uma boa ideia, e permite atualizações e correção de bugs, entre outras coisas. Porém, de uns tempos pra cá as empresas vêm exagerando no lançamento de DLCs e ganhando bastante dinheiro em cima de atualizações frequentes. Será que o conteúdo baixável é uma novidade boa?
Os DLCs adicionam novas fases, mapas, personagens, missões, entre outras coisas dependendo do jogo. Como todas as coisas têm um lado bom e um lado ruim, aqui não é exceção. O conteúdo baixado é uma novidade legal pois aumenta a vida útil dos jogos e cria novas experiências. Agora o jogo não acaba quando termina, e muitas vezes as DLCs adicionam coisas importantes.

Mas na maioria das vezes são coisas que poderiam muito bem ter vindo no CD que você comprou com seu suado dinheiro, mas a empresa optou por adicionar o conteúdo para download pago, e ganhar um dinheiro extra. Ou seja, você paga pelo jogo duas vezes! Claro que o preço da DLC é bem inferior ao preço do jogo em si, mas ainda assim é um absurdo pagar por uma parte de um jogo que você comprou.
E o pior é que muitas vezes esse conteúdo está presente no disco do jogo desde seu lançamento, mas a DLC simplesmente o destrava, como é o caso de Soul Calibur IV. Você paga por uma coisa que já tinha comprado, mas estava "trancada" e você precisa da "chave". Já em Portal 2, a DLC foi totalmente gratuita, e serviu para melhorar a experiência pro jogo sem fins lucrativos da empresa. Afinal, se você comprou o jogo, por que pagar por ele de novo?

Cada vez mais as DLCs estão presentes no dia-a-dia dos gamers, fazendo parte do cotidiano e sendo baixadas por muitas pessoas. Claro que é uma adição bem vinda, desde que as produtoras não abusem desse recurso para ganhar dinheiro extra em cima de conteúdo extra.