Total de visualizações de página

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Review #36 - New Super Mario Bros. 2

Lançado no dia 19 de Agosto para Nintendo 3DS, New Super Mario Bros. 2 deixou os fãs do bigodudo loucos quando foi anunciado na última E3, e a expetativa foi alta. Será que elas foram atendidas? Veremos!

Ficha técnica:

Produtora: Nintendo EAD
Distribuidora: Nintendo
Gênero: Plataforma
Data de lançamento: 19 de Agosto de 2012
Plataforma: Nintendo 3DS

Apresentação: 9,5
Gráficos: 10
Som: 9,0
Jogabilidade: 9,0
Diversão: 9,5
Replay: 8,0
NOTA: 9,0


Quem nunca jogou Mario que atire a primeira pedra. Todos conhecem os bons e velhos jogos side-scrolling do bigodudo, e sabem que esses são parte dos maiores clássicos dos videogames.
Ao lançar New Super Mario Bros. 2, a Nintendo quis manter o carisma da série "New", que reviveu o classicismo dos consoles 8-16 bits no DS e no Wii. O jogo apresenta uma proposta nova, um Mario "megalomaníaco", em que a coleta de moedas virou um dos principais objetivos do jogo. Antes do lançamento, era clara a abundância de moedas no jogo, e isso, somado com a vinda dos novos power-ups, deu uma cara ao título de algo diferente. Pena que não é bem assim.


                                                           Trailer do jogo divulgado após a E3

Depois de jogar um pouco do jogo, você percebe que ele não é nada mais nada menos do que os mesmos New Super Mario Bros. lançados antes, com fases reformuladas e apenas alguns toques de novo. Claro, os mundos secretos, as fases dos canhões (incríveis) e os novos power-ups trazem diferenciais, mas é praticamente o mesmo jogo. E isso é meio triste, visto que três jogos seguidos da mesma série com poucas alterações não pegam bem...

Ok, mas agora vamos falar de coisa boa!

A apresentação do jogo é ótima (afinal, quem não ficaria com uma capa linda como essa?). Os menus são simples e fáceis de entender, assim como a história clássica em que a Peach é raptada... pelos filhos do Bowser. Esperava o papai como malvadão, né? Han han, pois é!


O sistema de coleta de moedas é realmente empolgante. Além de aumentar o replay com as mensagens animadoras da Nintendo via SpotPass da quantidade mundial de moedas já coletadas (e com o seu orgulho), existe o Coin Rush, modo especial em que você deve correr por três fases sortidas do jogo com tempo limitado, com o objetivo de pegar a maior quantidade de moedas possível. E os seus recordes do Coin Rush  são transmitidos via SpotPass - mais ou menos como os ghosts do Mario Kart. As três moedas especiais de cada fase, já vistas antes, também estão lá para colaborar com o replay.

Os destaques vão também para os novos power-ups:
Golden Flower: Mario se torna dourado e atira bolas de fogo douradas, que transforma quase tudo pela frente em moedas.
Golden Block: Mario enfia sua cabeça dentro de um bloco de tijolo dourado e acumula moedas enquanto anda. Quanto mais rápido, mais moedas.
Super Leaf: Sim, a boa e velha folha do Super Mario Bros. 3! Vem de brinde com um barulhinho irritante, mas que todos amam.
Gold Super Leaf: Essa é polêmica. Após morrer algumas vezes seguidas, um bloco com a Gold Super Leaf aparece na fase. Ela o torna invencível até o fim do nível. Parece que a Nintendo o criou para facilitar o jogo pros gamers casuais... Ainda bem que é opcional, pois o jogo fica muito fácil com ela.
Os power-ups presentes no primeiro jogo, assim como as moedas vermelhas, estão lá. Mas é importante dar destaque também ao anel dourado, que transforma tudo em fonte de moedas por um tempo limitado.


Os gráficos são excelentes para o 3DS. Possui alguns serrilhados, mas isso é questão do hardware, e não do desenho do jogo. Sem contar o efeito 3D. Aí você me pergunta: "Mas Murilo, se o jogo é em 2D, o que o 3D do 3DS vai mudar?". É amigo, o jogo tem um efeito sutil de 3D, em que ele "embaça" o cenário do fundo, dando uma impressão de distância e trazendo um charme ao jogo. Tirando isso, realmente, não tem muito uso mesmo. Mas não deixa de contar pontos.

O som também é incrível, com as melodias empolgantes da série "New". Só não é digno de um 10 por reformular as músicas da série e possuir apenas uma faixa nova significante, a título. E claro, prepare-se para ouvir muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuitos sons de moedas.


Ah sim! O tão falado modo multiplayer. O jogo permite jogar o modo carreira em co-op, com Mario e Luigi. Não joguei muito em multiplayer (o jogo não permite Download Play), mas o pouco que joguei deu para perceber que o modo é meio confuso. Mas, ainda sim, dá para se divertir.


New Super Mario Bros. 2 é um jogo excelente, mas que parece que não foi feito para a plataforma que pertence. Não é como Super Mario 3D Land, por exemplo, que fica perfeito com a função 3D. Além disso,  o jogo é mais do mesmo, por isso é só aconselhável para os verdadeiros fãs de Mario. Ou para quem quer uma diversão descontraída de vez em quando.
Atendeu às expectativas? Fica ao critério de vocês! Faça seu comentário!