Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de novembro de 2011

A importância da inovação

Muitas séries incríveis e de muito sucesso começam a decair nas vendas e na recepção da crítica ao longo dos anos, mesmo mantendo o nível de seus games. Esse fenômeno acontece por uma coisa simples, mas às vezes bem difícil de solucionar: ausência de inovação! Um bom exemplo pra ilustrar essa situação é Need For Speed.
A série teve seu auge na geração passada, principalmente nos incríveis jogos de Play 2. Os produtores seguiram a linha de pensamento que diz que em time que está ganhando não se mexe, e mantiveram todas as características da franquia nos jogos que vieram a seguir. Tecnicamente, os games não são ruins, mas parecia mais do mesmo. Ontem eu disse no review de Modern Warfare 3 que mais do mesmo não era algo ruim, mas essa afirmação é verdadeira até certo ponto.

A falta de mudanças em uma série que tem lançamentos frequentes como NFS, e até CoD, pode fazer os jogos ficarem estagnados. Os games mais recentes de Need For Speed tentam mudar esse quadro, mas as inovações deles não têm sido bem vindas pelo público. Pior ainda se a concorrência inovar e mudar para melhor. Esse é o caso de PES.
A série de jogos de futebol da Konami sempre foi líder do segmento. Porém nos últimos anos, a EA Sports caprichou e conseguiu aprimorar o FIFA até que ele conquistasse os fãs do concorrente e tomasse a frente nas vendas. Agora os games da série PES vem tentando inovar, em vão, para retomar a ponta.

Talvez esse tenha sido um dos fatores para a "morte" da série Guitar Hero, e da queda brusca de Tony Hawk. Ambas tiveram seus ápices no Playstation 2, não inovaram desde então, e foram passadas para trás por Rock Band e Skate. Mas e quando o game inova e era melhor ter ficado como antes?
O grande rival do Mario nos anos 90 sempre teve jogos de sucesso que são clássicos até hoje. Sonic é um ícone dos videogames. Porém, com a descontinuação dos consoles da Sega e a transição do 2D para o 3D, o ouriço não conseguiu emplacar mais nenhum jogo. E as tentativas de inovar não foram poucas. Contando histórias clássicas, como em Sonic and the Secret Rings, Sonic Riders, Sonic Unleashed, Sonic and the Black Knight, Sonic Colors... cada um com uma mudança significativa, mas que foi um fracasso.

Agora a série tenta resgatar seu prestígio com Sonic Generations, que apesar de um ou outra nota boa em reviews importantes, não vai bem no geral, e não impressionou. Na minha opinião, um game igual Sonic Unleashed, mas sem as fases do "lobisonic" ficaria excelente, e seria um grande passo para voltar ao auge.
Call of Duty é uma série que está no seu auge, mas se os desenvolvedores não pensarem em ótimas formas de inovação para os próximos jogos, é bem possível que a franquia tome o mesmo rumo de NFS, Tony Hawk, Guitar Hero e Sonic, infelizmente. E é bom lembrar que a concorrência no gênero FPS é bem acirrada...

Enfim, inovar é bom ou não? Claro que é, e faz bem para a série. Porém as mudanças têm que ser para melhor, para que a franquia tenha novos ares e não caia no esquecimento. Essa é a importância da inovação!