Total de visualizações de página

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Wii U: tiro no pé ou sacada de mestre?

Estamos acostumados a ter gerações bem definidas, e quando uma geração acaba a outra começa logo em seguida, sem dúvida nenhuma. Mas parece que a Nintendo resolveu mudar um pouco essa lógica e lançou dois consoles na mesma geração. Ou será que ela encurtou a geração lançando um videogame da próxima?
Não é possível negar que o Wii U é o assunto do momento no mundo dos games. Geralmente quando um console é lançado, logo os concorrentes saem junto e acabam dividindo os holofotes. Mas dessa vez, o Wii U foi anunciado e por enquanto não há sinal de um Playstation 4 ou Xbox 720. Apesar de vários rumores pipocarem na internet, ainda não existe nada concreto por parte da Sony ou da Microsoft, muito pelo contrário: ambas dizem que pretendem manter seus consoles atuais por vários anos ainda.

Entretanto o Wii U ainda é um grande mistério. Apesar do nome, parece que ele não tem a mesma proposta do antecessor, e pretende ampliar seu mercado para conquistar o público hardcore que havia perdido espaço no Wii, mas sem abrir mão dos casuais. Pode ser que essa missão seja difícil, mas todos sabemos do histórico da Big N.
A Nintendo é especialista em inventar coisas e revolucionar o jeito de se jogar. Foi assim quando ela salvou os videogames com o NES (não fosse pelo Nintendinho, talvez não teríamos consoles caseiros... mas isso é história para outro post), foi assim com o Game and Watch, foi assim com o Virtual Boy (apesar dele não ter dado lá muito certo, convenhamos...), foi assim com o Nintendo 64 e seus gráficos tridimensionais, foi assim com o DS e sua touchscreen e também com o Wii.

Agora a Big N tenta inovar mais uma vez com o Wii U. Ela tem crédito, todos sabemos de seu potencial e sabemos que é difícil ela fazer bobagem. Contudo na opinião desde humilde blogueiro que vos fala, talvez esse tiro saia pela culatra. Posso estar redondamente enganado, mas não estou botando muita fé no Wii U. Ele terá de brigar com dois concorrentes que já estão no mercado há anos e com uma biblioteca de jogos muito maior, e quando os consoles da próxima geração chegarem, podem surpreender o Wii U, que apareceu cedo demais.
Claro que o Wii U pode acabar se tornando um sucesso, assim como seu antecessor, e furar minhas previsões, mas também existe a possibilidade de ele não ser bem-sucedido. Vamos aguardar e ver o que acontece...