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quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Checkpoint #31

Como vocês devem saber, a sessão Checkpoint foi criada para dar recados, e geralmente é postada no começo do mês. Mas como o começo do mês que vem ainda está longe, vou fazer esse post para divulgar o blog novo de um grande amigo meu!

Vocês devem conhecer o meu parceiro Felipe do blog Reflect About, que já fez vários posts em conjunto com o Boteco Gamer. Então, ele criou outro blog, para escrever contos e narrativas com um fundo moral, muito legais! Confiram o Papiro Moderno, o novo blog dele!

Como sempre divulgo isso também, não deixem de escutar e baixar o CD demo da banda DustUp!

Sigam o Boteco Gamer no twitter e curtam no facebook!

Valeu, até o próximo Checkpoint!

Brasil já é o 4º maior mercado de games do mundo

O cenário econômico mundial está em constante mudança, e as seguidas crises vêm alterando bastante alguns setores. E o Brasil vem ganhando cada vez mais espaço, já é uma das economias mais fortes do planeta, e isso se reflete na indústria de games. Hoje o Brasil é o quarto maior mercado consumidor de games do mundo, e isso só tende a melhorar cada vez mais.
Segundo uma pesquisa da PwC, os games foram responsáveis por movimentar, apenas no Brasil, US$420 milhões, cerca de R$850 milhões, em 2011. Até 2016 esse número deve ultrapassar a marca de 1 bilhão de reais por ano. Estima-se que 23% dos brasileiros joguem videogames, ou seja, a cada quatro pessoas, uma joga.

Com esse notável crescimento, o Brasil vem ganhando destaque e vem gerando interesse nas empresas do setor. Cada vez mais empresas de games buscam investir no país, com eventos promocionais, lançamentos simultâneos, pré-vendas, e até abertura de escritórios. A Microsoft, por exemplo, está produzindo o Xbox 360 aqui desde o ano passado, e não mais só na China como antes.
A Brasil Game Show, maior feira de games da América Latina, está acontecendo nessa semana em São Paulo e mostra muito bem como o Brasil vem ganhando importância e visibilidade no cenário mundial. Em meio à crise europeia e ao mau momento da economia americana, empresas como Sony, Nintendo, Microsoft, Warner, EA, Konami e Ubisoft estão cada vez mais interessadas em fazer negócios com o Brasil, e expandir seus mercados.

E como isso se reflete no cotidiano de nós, jogadores? Um estudo mostrou que o preço médio dos jogos no Brasil no primeiro semestre foi de 99 reais, quase 30% abaixo do primeiro semestre do ano passado. Com isso, as vendas mais do que dobraram, crescendo 138% e fazendo com que as distribuidoras invistam cada vez mais no país.

Isso tudo foi possível não só pelo crescimento econômico do país como um todo, mas também porque nos últimos anos a pirataria vem sendo combatida duramente, e pode até desaparecer de vez em um futuro próximo. Ou seja, quem ganha com tudo isso somos nós, que teremos mais facilidades para poder curtir nossos games.

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