Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Deja Vú #49 - Punch-Out!!

Hoje a sessão nostálgica do blog chega quebrando tudo com um cruzado de direita no queixo!
Lançado originalmente na América como Mike Tyson's Punch-Out!! em 1987, esse game não é nem um port nem um remake, mas sim uma mistura de Punch-Out!! e Super Punch-Out!!, ambos para arcade, mas foi desenvolvido para Nintendinho. O game foi feito pela própria Big N e até hoje é uma de suas franquias, mas infelizmente não tão bem explorada como poderia ser.

Nos arcades, o seu lutador era um pouco transparente para que fosse possível visualizar o oponente vendo de trás do personagem. Porém o NES não era tão potente para reproduzir essa característica, o que obrigou os desenvolvedores a pensar em outra maneira de representar o player 1. Por isso o personagem principal do jogo é bem pequeno, e mesmo ficando na frente do adversário, ele não atrapalha a jogabilidade. E assim nasceu o Little Mac - dizem que seu nome era em alusão ao Big Mac.
Se você ficou curioso com o nome original do jogo, lembre-se que o game foi lançado apenas um ano após Mike Tyson se consagrar campeão mundial dos pesos pesados, e ele assinou um contrato com a Nintendo of America por três anos. Na primeira versão do jogo, ele era o último chefão, e nas versões posteriores esse posto passou a ser do fictício Mr Dream.

Little Mac é o protagonista do game e está em busca de se tornar o maior lutador do mundo, e para isso ele enfrenta adversários de todo o planeta. Ele tem poucas opções de golpes, e um especial, que só pode ser desferido ao se conseguir uma estrela por meio de contra-ataques bem sucedidos. Você tem alguns movimentos defensivos, como esquivas e bloqueios, mas o repertório também não é vasto, o que faz com que o game se torne bastante desafiador.
Punch-Out!! é um dos poucos games bons com ponto de exclamação no nome, e é um sucesso de crítica. Foi eleito o 6º melhor game do NES pelo Gamespot, 17º melhor jogo de um console da Big N pela Nintendo Power, e recebeu notas positivas como um A+ da The Video Game Critic e 4.5 estrelas da Allgame. Existem sequências do jogo, e a mais recente foi para Wii, que também é bastante divertida e recomendada para todos os fãs do esporte!