Total de visualizações de página

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Deja Vú #60 - Excitebike 64

Olá meus queridos leitores de quinta feira! Hoje é um dos dias mais especiais do ano... Hoje um cara maravilhoso faz aniversário... Hoje é o aniversário deste redator que vos fala, vulgo o cara mais lindo do mundo! Dá uma passada lá no meu twitter se quiser me dar uns parabéns!

Semana passada eu resolvi alugar alguns jogos de N64 na locadora em que alugo filmes (que, por acaso, ainda aluga jogos dos nossos queridos consoles antigos, o que descobri faz muito pouco tempo, para a minha felicidade!). Encontrei este jogo no meio das caixas, o qual sempre tive a curiosidade de jogar pela fama do clássico do Nintendinho. Hoje vamos falar de Excitebike 64!


Lançado no não tão longínquo ano de 2000, desenvolvido pela Left Field Studios e publicado pela Nintendo, Exictebike 64 saiu no fim da vida do nosso querido console de 64 bits, se aproveitando muito bem do hardware. Além disso, apresentava suporte opcional ao Expansion Pak (acessório que dobrava a memória RAM do console de 4 MB para 8 MB), tornando possível a opção de "gráficos em HD" (para a época 640x480 era HD, convenhamos).

O jogo é, da forma mais simples, uma versão 3D do Excitebike original. E uma versão muito da bem feita, por sinal. O jogo foca mais em algo mais próximo da realidade, dando uma sensação incrível de velocidade e física, ainda mais se for utilizado junto o Rumble Pak (acessório que permite a vibração do controle do console). A jogabilidade foi baseada numa mescla do que já existia no antigo Excitebike e numa inspiração do previamente lançado Wave Race, contando com algumas diversões a mais, como a possibilidade de realizar manobras no ar e derrubar o adversário em curvas.

O jogo conta com o modo principal de corridas, com 17 pistas de dificuldades diferentes, separadas por torneios que devem ser concluídos com você em primeiro lugar para a liberação de novos torneios/dificuldades e pistas especiais; o modo de pistas especiais (que acabei de mencionar e que merece uma parte do texto só para eles... todo jogo de motocross tem que ter um modo aleatório, se não não é jogo de motocross!); e o modo de criação de pistas, advindo do NES. Devido a essa imensidão de modos, o replay do jogo é extremamente grande, trazendo ao jogador cada vez mais vontade de voltar a jogar depois que desliga o console.


Não posso deixar de mencionar a "zoeira" que o jogo te apresenta, como as opções de escolhas ao querer cancelar a partida (Really quit ou Just kidding, Realmente sair ou Brincadeirinha) e o próprio narrador, que solta frases como SARAH HILL! Eat dirt. (SARAH HILL! Come poeira.). Além disso, existem as pistas especiais:

DesertModo MUITO inteligente e legal que gera um deserto com dunas randômicas, onde ocorre uma caça a fogueiras que funcionam como checkpoints. O mais rápido ganha.
Stunt Course: Uma pista de manobras, onde cada manobra feita conta com uma certa quantidade de pontos a serem contados no fim do tempo da partida.
Original Excitebike: Nada mais nada menos que a versão original do jogo, para NES, que é emulada dentro do console.
Soccer: Uma partida de futebol em cima de motos. Sim!
Hill Climb: Uma montanha insanamente íngreme que deve ser escalada com a moto.
Excite 3D: Sabe o Excitebike original de NES tão falado aqui? Então, é uma versão LITERALMENTE tridimensional dele. O vídeo demonstra melhor!

O jogo foi muito bem aclamado pela crítica especializada da época, recebendo notas como 9/10 da EGM, 8.8/10 da GameSpot, 9.7/10 da IGN, 8.9/10 da Nintendo Power e 88/100 da Metacritic. Alguns dos comentários foram de que o jogo estava acima dos padrões de jogos semelhantes da época, mas que se tivesse sido lançado mais cedo (e não no fim da vida do console) poderia ter sido um grande sucesso de vendas.

Para encerrar, um pequeno vídeo de resumo do gameplay, mostrando o narrador e certas outras coisas! 


Até mais ver amigos!