Total de visualizações de página

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Review #28 - The Elder Scrolls V: Skyrim

O primeiro review de 2012 é de um game do ano passado, afinal foram tantos jogos bons que nem todos puderam ser analisados em 2011. E eis o review do game que conquistou vários prêmios, Skyrim!
Ficha técnica:
Produtora: Bethesda
Desenvolvedora: Bethesda
Gênero: RPG
Plataforma: X360, PS3
Data de lançamento: 11 de novembro de 2011

Apresentação: 9,0
Gráficos: 9,5
Som: 10
Jogabilidade: 9,0
Diversão: 9,5
Vida útil: 10
NOTA: 9,5


 É possível fechar Super Mario Bros. (NES) em cerca de 5 minutos. Já Final Fantasy III (SNES) leva 50 horas. E ambos são games históricos, o que mostra que o jogo não precisa ser enorme para ser bom. Mas alguns jogos são bons exatamente por serem enormes. É o caso de Skyrim, um jogo nada menos que grandioso.

Skyrim foi o primeiro jogo ocidental a levar nota máxima na conceituada publicação japonesa Famitsu, e dispensa apresentações. Para os fãs de RPG, é um sonho. O game possui alguns bugs, que até viraram sucesso na internet, mas num jogo desse porte fica realmente impossível que algo não dê errado. Nada que não possa ser resolvido com uma atualização.

O Império está imerso em caos. O rei de Skyrim foi assassinado. E, como se já não bastasse toda a guerra que isso provoca e a disputa política pelo poder, um grande perigo surgiu: dragões. E é em meio a tudo isso que o jogo se passa, e você está na pele de um prisioneiro prestes a ser decapitado.


Mas nada é perfeito, e mesmo os mais incríveis jogos possuem pontos fracos. Talvez pela complexidade e tamanho do jogo, os pequenos detalhes foram esquecidos. Alguns movimentos têm animações mal feitas ou na pior das hipóteses, nem têm animações. O sistema de batalha é bem ruim, consiste de um botão de ataque e um de defesa, e as lutas não passam de duas pessoas se batendo loucamente até que a barrinha de HP de uma se esgote e ela morra do nada. Mas claro que esses defeitos tornam-se pequenos diante do jogo em si.

Os gráficos são ótimos, e a visão em primeira pessoa eleva a imersão a outro nível. Também é possível alterar a visão para a terceira pessoa. Poucos RPGs fazem você se sentir o próprio guerreiro como Skyrim. A customização do personagem também é ampla e diversificada, permitindo que você escolha entre várias raças e visuais diferentes. A evolução é um dos pontos fortes do jogo por ter um leque imenso de opções. Você pode se tornar um guerreiro especializado em espadas longas, ou um mago extremamente poderoso, ou um ladrão cheio de lábia, e a cada level é possível investir pontos em uma habilidade, e ir se desenvolvendo.
O mapa é gigantesco, cheio de pessoas afim de brigar, pedir favores, te ajudar ou simplesmente conversar. E mesmo com a quantidade absurda de personagens não jogáveis, todos os diálogos são dublados. Há tanta coisa para se fazer em Skyrim, que você até esquece qual é a quest principal do jogo. Aliás, isso nem importa, pois o game possui um sistema que cria tarefas aleatoriamente, permitindo que elas nunca acabem. Ou seja, você pode jogar eternamente e sempre terá coisas novas a fazer.

Andar por Skyrim faz você se sentir uma gota d'água no oceano. A sensação de liberdade que o jogo proporciona é incrível, e algo quase inédito. Você pode explorar o mapa inteiro, e fazer o que quiser, desde caçar animais para vender a pele até andar por dungeons antigas a procura de artefatos valiosos. Se GTA fosse um RPG e se passasse na idade média, seria parecido. Isso é um prato cheio para os fãs de histórias épicas medievais como Senhor dos Anéis.

A Bethesda se superou mais uma vez após Oblivion, e a série The Elder Scrolls volta com tudo em um dos - literalmente - maiores games de todos os tempos. Pegue sua espada, escudo e armadura, e prepare-se para uma aventura épica na região de Skyrim!

2 comentários:

  1. WOO! Tava esperando ansiosamente essa review. XD O jogo é realmente excepcional, a grandeza do jogo e a quantidade de coisas que ele proporciona, com certeza são os maiores atrativos. Acabei a quest principal em um dia e meio e estou jogando a três semanas... XD Um dos maiores jogos de 2011 e um que entra para a história, com certeza...

    ResponderExcluir
  2. Só faltou um sistema de combate decente pra levar 10 no review. xD

    ResponderExcluir