Total de visualizações de página

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Review #20 - The Legend of Zelda Four Swords Anniversary Edition

Esse post era pra ser da sessão Deja Vú, mas como o game lançado pra DS não é um port do jogo de GBA, acho melhor fazer um review logo!
Ficha técnica:
Produtora: Nintendo
Desenvolvedora: Grezzo Games
Gênero: Ação/Aventura, Puzzle
Data de Lançamento: 28 de setembro
Plataforma: DSiWare e 3DS eShop

Apresentação: 8,0
Gráficos: 5,0
Som: 9,0
Jogabilidade: 8,0
Diversão: 10,0
Vida útil: 7,0
NOTA: 9,0


Four Swords não é um Zelda comum. Normalmente, os games da franquia tendem a ser épicos, com aventuras logas e histórias interessantes, mas nessa versão, algumas características de Zelda foram ignoradas para dar lugar a um game com foco no multiplayer, mas que ainda mantém vivas as tradicionais dungeons da série.

O roteiro é tão simples que parece um jogo do Mario: a princesa foi sequestrada pelo vilão e cabe a você resgatá-la. Para isso, Link se utiliza da Four Sword, uma espada especial que o divide em quatro Links. Por isso o foco do jogo é no multiplayer. Na Anniversary Edition, um modo single player foi adicionado para quem não conhece ninguém que tenha um DS. Afinal, o game não tem modo online, e esse é o grande pecado.
Todas as dungeons possuem puzzles desenvolvidos para ser resolvidos com mais de um jogador, então no single player se controla 2 personagens simultaneamente. Ao se jogar com várias pessoas, os calabouços e chefes ficam mais fáceis por isso. Aliás, o design das fases é genial, como de costume na franquia. Mas os gráficos não foram muito bem trabalhados, e deixam bastante a desejar, principalmente se comparados aos outros Zeldas do DS.

A trilha sonora trás os grandes clássicos da série, que sempre teve bastante apelo musical. As músicas são tão boas que compensam a falta de dublagem nos raríssimos diálogos e o pouco capricho com a qualidade do som. A jogabilidade não tem nada demais e cumpre seu papel sem atrapalhar a jogatina de modo algum.
Os puzzles, aliados a momentos de ação, fazem parte do "feeling de Zelda", e Four Swords se resume a passar pelas dungeons e experimentar exatamente isso. Vários itens interessantes marcam presença no game, tornando os desafios mais engenhosos. Quem já jogou Zelda sabe que abrir uma porta após passar vários minutos quebrando a cabeça para descobrir o que era preciso fazer é uma sensação incrível.

Além da ausência do modo online e os gráficos medianos, o game também peca por ser curto. Com apenas algumas poucas horas de jogo, é possível salvar a Zelda. Mas pelo menos várias dungeons extras foram adicionadas para prolongar a vida útil do jogo, e o multiplayer também contribui para melhorar esse aspecto.

Zelda Four Swords Anniversary Edition já valeria a pena se fosse pago, mas como é gratuito, eu diria que é obrigação de todo dono de DSi e 3DS baixar e jogar em comemoração aos 25 anos da série!