Total de visualizações de página

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Perfil #8 - Nobuo Uematsu

Semana passada a sessão Perfil falou sobre Koji Kondo, então nada mais justo que hoje falarmos sobre outro grande compositor do mundo dos games!
Nascido em 21 de março de 1959, Nobuo Uematsu, além de um dos mais respeitados compositores de games, é um músico brilhante. Autodidata, começou a tocar piano aos 11 anos, e teve como principal influência ninguém menos que Elton John. Ele se formou na Universidade de Kanagawa, e começou a tocar piano em várias bandas amadoras, até que foi convidado por um funcionário da Square Enix - na época apenas Square - para compor a trilha sonora de Genesis, seu primeiro trabalho no mundo dos games, em 1985.

Uematsu trabalhava em uma loja, e considerou o convite da Square como um simples "bico" para ganhar um dinheiro extra, sem ter a mínima ideia de que isso se tornaria sua carreira. Em 1987, quando a Square passou por dificuldades financeiras e estava à beira da falência, a empresa resolveu fazer um último jogo para tentar se salvar. Seria o famoso "ou vai ou racha". E o nome do game era bem sugestivo: Final Fantasy. O resto é história.
Sim, foi Nobuo Uematsu que criou as memoráveis músicas da maioria dos games da série Final Fantasy. E após a "fantasia final", a Square conseguiu se reerguer, se tornou um mito dos RPGs, comprou a Enix e hoje é uma das maiores empresas de games do mundo. E tudo isso com a ajuda de um dos maiores compositores do mundo eletrônico.

Já em 1995, após vários anos trabalhando com jogos, Uematsu teve a honra de trabalhar num dos melhores jogos da história. A Square reuniu quase que um "dream team do desenvolvimento de games" para criar Chrono Trigger, uma de suas obras primas. E ele estava presente nesse dream team, ao lado do produtor Hironobu Sakaguchi, do diretor Yuji Horii e - pasmem - do desenhista Akira Toriyama! (Sim, o mangaká de Dragon Ball e Dr Slump.)
Nobuo Uematsu trabalhou em games como Lost Odyssey, Super Smash Bros Brawl, Final Fantasy Tactics FFI, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX, X, XI, XII... Hoje ele ainda trabalha em jogos da Square Enix, mas como freelancer, e possui seu próprio estúdio desde 2004.