Total de visualizações de página

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Review #36 - New Super Mario Bros. 2

Lançado no dia 19 de Agosto para Nintendo 3DS, New Super Mario Bros. 2 deixou os fãs do bigodudo loucos quando foi anunciado na última E3, e a expetativa foi alta. Será que elas foram atendidas? Veremos!

Ficha técnica:

Produtora: Nintendo EAD
Distribuidora: Nintendo
Gênero: Plataforma
Data de lançamento: 19 de Agosto de 2012
Plataforma: Nintendo 3DS

Apresentação: 9,5
Gráficos: 10
Som: 9,0
Jogabilidade: 9,0
Diversão: 9,5
Replay: 8,0
NOTA: 9,0


Quem nunca jogou Mario que atire a primeira pedra. Todos conhecem os bons e velhos jogos side-scrolling do bigodudo, e sabem que esses são parte dos maiores clássicos dos videogames.
Ao lançar New Super Mario Bros. 2, a Nintendo quis manter o carisma da série "New", que reviveu o classicismo dos consoles 8-16 bits no DS e no Wii. O jogo apresenta uma proposta nova, um Mario "megalomaníaco", em que a coleta de moedas virou um dos principais objetivos do jogo. Antes do lançamento, era clara a abundância de moedas no jogo, e isso, somado com a vinda dos novos power-ups, deu uma cara ao título de algo diferente. Pena que não é bem assim.


                                                           Trailer do jogo divulgado após a E3

Depois de jogar um pouco do jogo, você percebe que ele não é nada mais nada menos do que os mesmos New Super Mario Bros. lançados antes, com fases reformuladas e apenas alguns toques de novo. Claro, os mundos secretos, as fases dos canhões (incríveis) e os novos power-ups trazem diferenciais, mas é praticamente o mesmo jogo. E isso é meio triste, visto que três jogos seguidos da mesma série com poucas alterações não pegam bem...

Ok, mas agora vamos falar de coisa boa!

A apresentação do jogo é ótima (afinal, quem não ficaria com uma capa linda como essa?). Os menus são simples e fáceis de entender, assim como a história clássica em que a Peach é raptada... pelos filhos do Bowser. Esperava o papai como malvadão, né? Han han, pois é!


O sistema de coleta de moedas é realmente empolgante. Além de aumentar o replay com as mensagens animadoras da Nintendo via SpotPass da quantidade mundial de moedas já coletadas (e com o seu orgulho), existe o Coin Rush, modo especial em que você deve correr por três fases sortidas do jogo com tempo limitado, com o objetivo de pegar a maior quantidade de moedas possível. E os seus recordes do Coin Rush  são transmitidos via SpotPass - mais ou menos como os ghosts do Mario Kart. As três moedas especiais de cada fase, já vistas antes, também estão lá para colaborar com o replay.

Os destaques vão também para os novos power-ups:
Golden Flower: Mario se torna dourado e atira bolas de fogo douradas, que transforma quase tudo pela frente em moedas.
Golden Block: Mario enfia sua cabeça dentro de um bloco de tijolo dourado e acumula moedas enquanto anda. Quanto mais rápido, mais moedas.
Super Leaf: Sim, a boa e velha folha do Super Mario Bros. 3! Vem de brinde com um barulhinho irritante, mas que todos amam.
Gold Super Leaf: Essa é polêmica. Após morrer algumas vezes seguidas, um bloco com a Gold Super Leaf aparece na fase. Ela o torna invencível até o fim do nível. Parece que a Nintendo o criou para facilitar o jogo pros gamers casuais... Ainda bem que é opcional, pois o jogo fica muito fácil com ela.
Os power-ups presentes no primeiro jogo, assim como as moedas vermelhas, estão lá. Mas é importante dar destaque também ao anel dourado, que transforma tudo em fonte de moedas por um tempo limitado.


Os gráficos são excelentes para o 3DS. Possui alguns serrilhados, mas isso é questão do hardware, e não do desenho do jogo. Sem contar o efeito 3D. Aí você me pergunta: "Mas Murilo, se o jogo é em 2D, o que o 3D do 3DS vai mudar?". É amigo, o jogo tem um efeito sutil de 3D, em que ele "embaça" o cenário do fundo, dando uma impressão de distância e trazendo um charme ao jogo. Tirando isso, realmente, não tem muito uso mesmo. Mas não deixa de contar pontos.

O som também é incrível, com as melodias empolgantes da série "New". Só não é digno de um 10 por reformular as músicas da série e possuir apenas uma faixa nova significante, a título. E claro, prepare-se para ouvir muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuitos sons de moedas.


Ah sim! O tão falado modo multiplayer. O jogo permite jogar o modo carreira em co-op, com Mario e Luigi. Não joguei muito em multiplayer (o jogo não permite Download Play), mas o pouco que joguei deu para perceber que o modo é meio confuso. Mas, ainda sim, dá para se divertir.


New Super Mario Bros. 2 é um jogo excelente, mas que parece que não foi feito para a plataforma que pertence. Não é como Super Mario 3D Land, por exemplo, que fica perfeito com a função 3D. Além disso,  o jogo é mais do mesmo, por isso é só aconselhável para os verdadeiros fãs de Mario. Ou para quem quer uma diversão descontraída de vez em quando.
Atendeu às expectativas? Fica ao critério de vocês! Faça seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário