Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Perfil #6 - Will Wright

Pela primeira vez a sessão Perfil vai falar sobre uma mente por trás dos games que não é oriental. A bola da vez é Will Wright, um dos gênios recentes da criação de games!
Nascido em 20 de janeiro de 1960, nos Estados Unidos, William Ralph Wright é um designer que entrou no mundo dos games para quebrar paradigmas. O primeiro jogo que ele fez foi Raid on Bungeling Bay, em 1984, para Nintendo e Commodore 64, e já inovava pelo fato de não ser um simples game de tiro no estilo shoot 'em up. Ao colocar o jogador no meio de uma guerra interplanetária, RoBB não consistia só de atirar para todos os lados, mas também possuía um sistema sofisticado de comportamento das ilhas e fábricas, e era necessário enfraquecer a infraestrutura inimiga para vencer a guerra.

Vários dos conceitos que Will usaria em sua mais famosa criação estavam nesse primeiro game. As fábricas inimigas evoluíam com o passar do tempo e desenvolviam novas tecnologias para usar contra o jogador, que deveria evitar avanço tecnológico por parte do inimigo utilizando-se de estratégias e ação ao mesmo tempo. Esses e outros elementos do jogo ajudaram ele a se tornar o mestre da simulação e do planejamento urbano nos games.
Will Wright ingressou na Universidade da Louisiana em arquitetura, mas logo mudou de ideia e começou a fazer engenharia mecânica. Ele se interessou por robótica e computação, e no final acabou não se graduando em nada. Certa vez confessou que os videogames estavam tomando tanto de seu tempo que ele decidiu que o melhor caminho seria a criação de games. O resto é história.

Graças a seus conhecimentos acerca de arquitetura, engenharia, computadores, e sua experiência no game anterior, Wright fez sua obra-prima, SimCity. Com certeza esse é um game obrigatório na biblioteca de jogos de qualquer gamer que se preze, e dispensa comentários. O sucesso foi absoluto, e Will Wright não só inovou muito como praticamente inaugurou o gênero de simuladores como nós o conhecemos hoje.
Will disse que se divertia mais criando mapas no Raid on Bungeling Bay do que efetivamente jogando, e portanto resolveu fazer um game no qual o objetivo fosse criar uma cidade do zero e administrá-la de forma o mais realista possível. Hoje em dia, existem outros games da série, sem falar de The Sims que também é um sucesso mundial. Mais recentemente, Wright fez Spore, outro projeto tão ambicioso quanto - ou até mais que - seus outros jogos, mas com o mesmo selo de qualidade.

O designer que conseguiu fazer um jogo simular a vida real, e ainda assim ser inexplicavelmente genial e viciante, Will Wright, é uma das mais criativas e brilhantes mentes do mundo dos games. O homem dos projetos grandiosos e da simulação!