Total de visualizações de página

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Luxo descartável

Este post foi feito em conjunto com o meu amigo de fé, meu irmão, camarada @felipetfragoso do blog Reflect About.

A vida útil dos gadgets atuais está decaindo em um ritmo acelerado e é alimentado pelo consumo desenfreado do mesmo só pelo simples fato de ser intitulado de "modelo mais novo".Todos os dias surgem novos gadgets e aparelhos, como celulares, tablets, videogames, smart TVs, smart isso, smart aquilo... e em meio a tudo isso, os produtos vão ficando obsoletos com uma rapidez assustadora. Esse dinamismo tecnológico, aliado a um forte consumismo por parte das pessoas, alimenta toda uma indústria que cresce e avança a todo vapor, vendendo aparelhos cada vez mais caros e menos duráveis.O fetiche pela posse de produtos é a lenha para ser jogada nas fornalhas das empresas que, além de terem ciência dessa necessidade quase patológica, também programam seus aparelhos parar nascerem com uma obsolescência em um determinado tempo.Tais fatos são facilmente constatados nos notebooks e celulares (mais especificamente os smartphones): A cada ano que passa, um modelo de uma empresa "X" (sem citar nomes  Apple) é renovado com uma ou outra característica diferencial, mas que não possui um verdadeiro potencial tecnológico que traga de fato algum avanço. Entretanto é visto de forma oposta, onde esse novo aparelho é totalmente fantásticolindoespetacularUAU!, e o velho é obsoleto, lento, feio e ruim, que deve ser trocado o mais rápido possível, mesmo não sendo necessariamente verdade na maioria dos casos. Tanto por uma questão de praticidade quanto por simples busca de status e aparências, as pessoas são influenciadas a consumir mais e mais produtos tecnológicos, mesmo que estes não sejam necessários ou úteis para elas. O marketing em torno disso é muito forte para convencer as pessoas de que elas precisam desses produtos, e a própria sociedade passou a julgar os indivíduos pelo que eles têm, gerando até preconceito. Apple lança o novo Iphone 5 e todos ficam loucos para comprar:
Enquanto eles incentivam, é óbvio:

















Mas o mais curioso é que o Iphone 5 não tem praticamente nada de muito novo em avanço tecnológico, e foi lançado menos de um ano após o Iphone 4s:

Iphone 4s lançado dia 28 de outubro de 2011
Iphone 5 lançado dia 12 de setembro de 2012
O desejo pela venda é maior do que a razão, e a lógica é totalmente inexistente quando acontece a compra, tudo pela necessidade de ter o produto mais novo.
As consequências vão muito além disso. Muitas empresas se utilizam de mão-de-obra semi-escrava, por isso que a grande maioria dos produtos são fabricados na China, onde esse tipo de serviço é abundante e barato. Os impactos ambientais também são um problema, pois os gadgets possuem componentes altamente prejudiciais para o meio ambiente, como as baterias e até mesmo o material.  Uma indústria que está tomando o caminho contrário é a dos games. Os consoles tinham uma vida útil, em média, de cinco anos. Mas a geração atual está no mercado desde 2005/2006, ou seja há 7 anos, e ainda não existe previsão para lançamento dos sucessores dos videogames atuais. É possível que eles se mantenham por mais um ou dois anos, pois as empresas estão apostando muito mais na qualidade do produto que já existe do que em novos consoles. Seria bom se todos os setores pensassem dessa maneira, tanto para nosso bolso quanto para o meio ambiente. Tema que, aliás, já foi em parte discutido no post Sempre querendo mais do blog Reflect About.
E isso não é exclusivo dos Smartphones; Os computadores e notebooks também muitas vezes são assim. A única coisa que muda é o processador, na maioria das vezes, e o tamanho/peso dele. Mas a patologia de tê-los é maior do que qualquer coisa, e a sem explicação nenhuma, a não ser o "vírus" causador dessa doença: o consumo.