Total de visualizações de página

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Raio-X #2: Stealth Action

A segunda edição da sessão Raio-X traz uma breve análise de um gênero um tanto quanto específico, mas que encontra suas características em uma vasta diversidade de títulos diferentes: Stealth!
Metal Gear - Uma das melhores e mais antigas séries do gênero, Metal Gear é bastante completa e um dos maiores sucessos da Konami. Reunindo vários aspectos importantes e características que acabaram por moldar os jogos de stealth atuais, Solid Snake nos traz ação de sobra com um enredo envolvente e tudo isso sem ser visto por ninguém.

Dishonored - Nem é exatamente uma série, mas com apenas um game já conseguiu atrair uma legião de fãs. A Bethesda, experiente nos RPGs, se deu muito bem ao aventurar-se por terras desconhecidas e fazer um jogo stealth. O jogo realmente torna-se recompensador quando jogado com o espírito do gênero, pois a inteligência artificial foi desenvolvida para stealth e se encaixa perfeitamente na jogabilidade.

Hitman - Um sucesso nas telonas, Hitman também manda bem nos consoles. Apesar de uma jogabilidade travada, a liberdade que o jogador tem para agir e cumprir as missões de infinitas maneiras diferentes é o principal atrativo da série. O replay dos games da franquia Hitman é incrível, especialmente em Absolution, pois é possível criar novas missões e desafiar outros jogadores pela internet.

Tom Clancy's Ghost Recon - O nome de Tom Clancy no título e o logotipo da Ubisoft na capa já dão fortes indícios da qualidade do jogo. E isso é comprovado ao se experimentar a trama futurista de Ghost Recon, que mescla stealth com FPS, unindo o melhor de dois mundos. Talvez seja mais um jogo de tiro do que um game de stealth action propriamente dito, mas tem muitas das características do gênero.

Tom Clancy's Splinter Cell - Mais uma franquia da Ubi, talvez a melhor do gênero. Apesar do último game ter ficado um pouco fácil para os padrões da série, não perdeu sua essência. Splinter Cell tem um enredo bom e jogabilidade extremamente apropriada para jogos stealth.

Assassin's Creed - Ah, pensou que eu não ia citar minha série favorita? Assassin's Creed se encaixa também no gênero stealth, apesar de não ser necessariamente jogado assim por muitos. Se mostra uma experiência altamente desafiadora e viciante, porém, se encarada com o espírito stealth. A história épica é mais um atrativo que se agrega para criar uma das melhores franquias de todos os tempos.