Total de visualizações de página

terça-feira, 12 de junho de 2012

E cadê a next-gen?

Sim, mais um texto pós-E3 hoje. Mas tem um assunto que vem sendo bastante discutido entre os gamers... a próxima geração de consoles. Não que a geração atual não esteja sendo boa, muito pelo contrário. Tivemos excelentes jogos e vimos franquias incríveis surgirem, além das séries já consagradas que continuaram com o alto nível de qualidade dos games. Mas convenhamos que os jogos estão ficando cada vez maiores e precisando de cada vez mais tecnologia. Consoles atuais estão em seu limite técnico - não econômico - e já se faz necessária a vinda de uma geração mais adequada aos dias de hoje.
O Xbox 360 foi lançado em 2005, e o PS3 no ano seguinte. Ambos eram verdadeiras máquinas em questão de potência gráfica - e ainda são muito impressionantes, sim - mas qualquer aparelho com mais de cinco anos no mercado já se torna um pouco ultrapassado num mundo no qual a tecnologia evolui a cada dia. Com certeza você, caro leitor, tem um celular. E esse celular não deve ser de 2005, estou certo?

A evolução dos jogos nessa geração foi visível. Basta comparar os gráficos dos jogos de quatro ou cinco anos atrás com os atuais, como Crysis 3. Mas o fato de empresas como a Epic e a Square-Enix terem apresentado suas novas engines gráficas para desenvolvimento de jogos da próxima geração já demonstra que tanto X360 quanto PS3 chegaram ao seu limite.

Sem falar que jogos muito grandes como Skyrim ou Prototype acabam tendo seus gráficos prejudicados por causa de seu tamanho. Mas apesar de todas essas evidências, nem Sony, nem Microsoft se pronunciaram quanto aos seus próximos consoles na E3. Isso tudo porque mesmo estando no limite da capacidade, ambos ainda têm muito potencial comercial, que é o que interessa infelizmente.

Graças a isso, é provável que os aguardados X720 e PS4 só apareçam para o mundo daqui a um ou dois anos, fazendo dessa uma geração extremamente longa. Só espero que as empresas tenham a sensibilidade de reconhecer que precisam expandir suas fronteiras pelo bem de seus consumidores. A Nintendo fez isso ao anunciar o Wii U, e pode se dar muito bem caso Sony e Microsoft não façam nada para agilizar o desenvolvimento de um videogame next-gen.

Vamos aguardar pra ver o que acontece...