Total de visualizações de página

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Deja Vú #23 - Super Metroid

A sessão retrô do blog traz hoje um dos grandes títulos do saudoso Super Nintendo:
Terceiro game da série, Super Metroid é considerado um dos melhores da franquia e do console. Lançado em 1994, o game contava a história de Samus Aran, em busca de um Metroid roubado pelos Space Pirates. Com essa premissa o jogo seguia por várias fases em side-scrolling. Samus Aran se move para os lados e atira nos aliens.

Super Metroid ficou cerca de um ano e meio em desenvolvimento, algo raro para a época, e incomum até mesmo hoje em dia. Dirigido por Yoshio Sakamoto e produzido por Makoto Kano, sob supervisão de Gunpei Yokoi, criador do Gameboy, o game só podia ser um sucesso!
Não só o tempo de desenvolvimento foi anormal para a época. A história também era bem interessante, se passando logo após os eventos de Metroid II: Return of Samus. A caçadora encontra uma larva de Metroid, e a leva para um centro de pesquisas com cientistas. Porém Ridley e os outros piratas espaciais se apossam da larva, e quem vai atrás deles? Samus, claro!

Super Metroid apresenta vários elementos de ficção científica, e se passa num planeta distante, com muita tecnologia. O game inovou em vários aspectos da jogabilidade introduzindo alguns conceitos da franquia, como a opção de habilitar e desabilitar certas armas e habilidades. O sistema de save do antecessor também retorna, tornando-se padrão na série.
Super Metroid foi um sucesso absoluto, com muitos reviews positivos, um 9.5 da IGN, 9 da Eletronic Gaming Monthly, 8.5 do Gamespot, 97/100 da Gameplayers e uma nota agregada incontestável de mais de 95% pelo Gamerankings, estando entre os 10 games mais bem avaliados da história quando foi lançado. Uma versão para WiiWare foi lançada em 2007.

Super Metroid elevou a franquia ao status que possui agora, e deve ser jogado até hoje por gamers do mundo todo!