Total de visualizações de página

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Monopólio das mídias digitais

A tecnologia evolui, e ultimamente ela anda se desenvolvendo a passos largos em direção ao futuro. E com isso, várias mudanças vão acontecer nos próximos anos, em todos os segmentos tecnológicos, o que inclui os videogames. Os consoles já passaram por diversas transformações ao longo dos anos, e muitas inovações ainda estão por vir. Uma delas já está começando a estender seu alcance de maneira nunca antes vista: mídias digitais.
Não é nenhuma novidade que os CDs e DVDs estão morrendo, junto com todo o tipo de mídia física, e não só no universo dos jogos mas também na música, por exemplo. Isso significa que não vai demorar muito para que os discos de jogos sejam mandados direto para o mesmo museu em que estão os arcades, os cartuchos saudosos e empoeirados de Super Nintendo e os joysticks do Atari.

Talvez em pouco mais de 10 anos, todos os games sejam distribuídos de forma exclusivamente digital, o que deve diminuir consideravelmente o preço de jogos. Hoje em dia, muitos games são vendidos nesse formato, mas não podem ter uma diferença muito significativa no preço para não acabar sufocando o mercado físico.

Se por um lado, os preços de software vão ficar muito mais amigáveis, há possibilidade de que o hardware sofra o contrário, afinal é provável que com o fim da mídia física, as lojas de games também entrem na lista de extinção junto com a arara-azul e o mico-leão dourado. Talvez os vendedores mais sortudos consigam sobreviver enfiados em algum cativeiro de proteção do Ibama.

Caso esse cenário se confirme, o consumidor final - como eu e você - será obrigado a comprar seus consoles através de lojas de eletrônicos, e não especializadas. Como os aparelhos serão a única fonte de renda do comércio, a tendência seria de aumento de preços para que a venda se mantenha viável. Mas outra consequência desastrosa desse futuro próximo é que os jogos sofrerão monopólio, afinal só será possível comprá-los através das próprias empresas. Levando-se em conta companhias como a EA e a Capcom, que adoram contar dinheiro, pode ser que isso leve a preços abusivos do software também.

Mas isso tudo não passa de um conjunto de especulações do humilde blogueiro que vos escreve. Talvez o futuro seja diferente, e muito melhor do que o previsto nesse texto. É o que eu torço para que aconteça...