Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Deja Vú #19 - Zelda Ocarina of Time

Após mais um relançamento, Ocarina of Time mostra porque é um game atual mesmo após mais de uma década, e é considerado por muitos como o melhor jogo de todos os tempos, em todos os consoles. Nada mais justo que o Deja Vú dessa semana falar sobre esse clássico!
The Legend of Zelda: Ocarina of Time foi lançado no final de 1998, aproveitando-se da grande novidade da época, os gráficos totalmente tridimensionais que o Nintendo 64 permitia. O game encantou a todos, não só pela grandiosidade da franquia, mas também porque era a primeira vez que o jogador podia se ver em uma Hyrule 3D, sem nenhum borrão de píxels irreconhecível.

Não só pelos gráficos, que causaram muita expectativa na época, mas também pela jogabilidade. A inovação do 3D também mudou o jeito de se jogar, e Shigeru Miyamoto mostrou mais uma vez sua genialidade, criando um sistema de travar a mira no inimigo usado até hoje por praticamente todos os games de ação ou tiro. O analógico também era uma inovação daquela geração de consoles, e Zelda soube usá-lo muito bem, tornando a jogabilidade, uma de suas grandes qualidades.
Link é o único de sua floresta a não ter fada, e é um pouco discriminado por isso entre os kokiris. Até que certo dia ele ganha não só uma fada, a Navi, mas também a tarefa de salvar o reino de Hyrule e a princesa Zelda das garras de Ganondorf. Para isso, Link se utiliza de uma espada, um escudo e da intuição e dicas da Navi, sempre muito perspicaz e astuta. (Quem conhece, deve ter percebido a ironia)

Um dos fatores mais interessantes do enredo são as viagens no tempo. Link começa o game como criança, até que ele consegue a Master Sword e adormece por 7 anos, acordando como um adulto, em uma Hyrule tomada pelo mal. Então, as mecânicas de viagens no tempo, entre outras funcionalidades, são controladas pela Ocarina do Tempo, item mais importante e que dá nome ao jogo.
Todo gamer sabe: Zelda é Zelda. E como não poderia faltar, em Ocarina of Time, os puzzles também estão presentes e muito bem elaborados, tanto é que continuam sendo válidos - e mantendo o nível de dificuldade - até os dias de hoje.

Um overworld gigante para os padrões da época, jogabilidade e gráficos inovadores, e encantadores, sem falar que é um Zelda. Ocarina of Time é um dos maiores games de todos os tempos, e continua atual mesmo após 13 anos de seu lançamento, com vários relançamentos, provando seu sucesso e sua qualidade. Quem já jogou deve jogar novamente, e quem não jogou pode redimir seu pecado com a versão para 3DS.