Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Deja Vú #16 - Mega Man

Uma das maiores franquias do mundo, não só nos games, invade o Deja Vú dessa semana!
Lançado para o NES em 1987, Mega Man é um game de plataforma 2D, muito comum para a época, mas que fez muito sucesso, apesar de só ter chegado a Europa 3 anos mais tarde. Uma das inovações é a progressão não linear do jogo. É possível escolher a fase que o protagonista vai encarar. Há um menu onde o jogador vê o chefe das fases e decide em qual ele vai jogar. Após detonar o vilão, ele absorve o poder dele, e parte para outra tela de sua escolha.

Além disso, o game também chamou atenção pela dificuldade, bastante elevada para os padrões da época, e por ser um dos primeiros jogos da Capcom focado especialmente nos consoles caseiros, e não nos arcades. Mega Man consiste basicamente num jogo de plataforma com progressão lateral, em que o robô que dá nome ao game pode atirar, pular e deslizar. O vilão principal é Dr. Wily, assistente de Dr. Wright, criador do protagonista. (Como a Capcom gosta desse sobrenome Wright, não?)
Hoje em dia, a série principal ainda existe, e com os gráficos 8-bit, mantendo a tradição mesmo com toda a tecnologia e potência dos consoles atuais. O último lançamento foi Mega Man 10. Outro fator que demonstra a qualidade do game são os reviews. Um 8 da IGN e um 4.1/5 da Nintendo Power, além de figurar entre os 100 melhores games de todos os tempos segundo a publicação da Big N. Vários remakes e spin-offs são lançados e o personagem já ganhou vida nos mangás e animes, provando o sucesso da franquia!