Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Não julgue o livro pela capa. Nem o game.

Foi bem difícil encontrar um título para essa postagem, então eu deixei pra colocar depois que tivesse terminado o texto. Entendam que não vou postar isso por falta de assunto, muito pelo contrário. Eu já estava pensando em falar sobre isso há um tempo. Sem mais delongas, vamos ao que interessa.

Você provavelmente já ouviu que é errado ''julgar o livro pela capa'', mas esse tipo de preconceito é bem comum. Não só com livros, mas com games, filmes e qualquer coisa do tipo. Vou explicar: games como Super Mario Galaxy, Marvel vs Capcom e Epic Mickey fizeram bastante sucesso. Mas e se não tivessem os nomes do Mario, Marvel, Capcom e Mickey, será que fariam tanto sucesso? E se fossem Super Jack Galaxy, Galera vs Pessoal e Epic Oswald? Não estou questionando a qualidade desses jogos, sei que são incríveis, mas tenho certeza que não seriam tão conhecidos sem nomes fortes por trás, alavancando as vendas.
Marvel vs Capcom tem muitos personagens famosos para ajudar nas vendas
Qual foi a sua primeira impressão de Scribblenauts? A minha foi algo como ''mais um joguinho infantil e colorido...'' mas a 5th Cell nos surpreendeu com um jogaço, que teve destaque na E3 2009 e até recebeu uma continuação, melhor ainda! Mesmo sem ser uma empresa conhecida, sem ter nomes de peso na produção e desenvolvimento, e nem ter um personagem famoso. Mas nem todos os games têm a mesma sorte.

É claro que tem muita bomba por aí que as empresas pequenas (e as vezes até as grandes) lançam nos consoles todo dia, mas na hora de separar o trigo do joio, damos muita importância ao nome do game, empresa que desenvolveu ou aos produtores e acabamos nos esquecendo que jogos desconhecidos também podem ser bons. Assim perdemos a chance de jogar pérolas como o já citado Scribblenauts.


Um exemplo bem recente do que eu estou falando. Você conhece o jogo Fluff's Epic Yarn? Não, você não conhece, e eu vou dizer o porque. A Good-Feel, empresa fundada em 2005, desenvolvedora de apenas 2 jogos para o Wii teve a sorte de que seu primeiro fosse de uma franquia famosa: Wario Land: Shake It foi desenvolvido pela Good-Feel. 

O segundo game deles para o console branco era Fluff's Epic Yarn, um platformer que se passava num mundo de tecido e fios, com visual bonitinho e colorido mas extremamente inovador, graças aos poderes do personagem principal, o príncipe Fluff, que poderia se transformar em várias coisas feitas de tecido e linhas. O projeto logo foi aprovado pela Nintendo, mas depois de algum tempo de desenvolvimento, o game não convencia muito nem empolgava a Big N. A semelhança de Fluff com Kirby salvou o game de um cancelamento, e hoje ninguém conhece Fluff's Epic Yarn, mas todos adoram Kirby's Epic Yarn.
 Será que um game fofo e colorido desses teria sido tão elogiado pela imprensa se não fosse a famosa bolinha rosa? Não. Até porque nem seria lançado se não fosse a presença de Kirby. Kentaro Sei, diretor da Good-Feel revelou que tinha medo do projeto ser cancelado e toda vez que o telefone tocava, doía o estômago dele.

Não era a primeira vez que isso acontecia. E nem será a última. No Nintendo 64, um certo game de fotografias estava indo para o mesmo caminho de Fluff's Epic Yarn, até que uma brilhante ideia o salvou. E esse jogo ficou conhecido como Pokémon Snap. Transformar um jogo sem nomes conhecidos num spin-off de uma das séries de maior sucesso de vendas no mundo realmente ajuda...

Mais um exemplo. Eu joguei um título para DS bastante desconhecido, mas gostei muito: Touch Mechanic. Na pele de um mecânico, a sua função é consertar carros e avançar na história até chegar a ser mecânico de uma grande equipe de corrida. Se o nome do jogo fosse Need For Speed: Mechanic, eu tenho absoluta certeza que venderia o triplo e seria muito mais conhecido.

Assim voltamos ao ditado do começo do texto. Não julgue um livro pela capa. Nesse caso, não julgue um game pela capa, nome, desenvolvedores ou visual. Claro que os já citados Super Mario Galaxy, Marvel vs Capcom e Epic Mickey são excelentes. Não questionei a qualidade de nenhum dos games, só mostrei como um nome de peso muda tudo. Mas ''Fluff's Epic Yarn'' e Touch Mechanic também são ótimos. Um deles fez sucesso com o nome de Kirby emprestado. O outro ficou na sombra de grandes títulos, sem chances de aparecer para o mundo. Não julgue um livro pela capa.