A sessão nostálgica do blog vai relembrar hoje mais um dos clássicos do Super Nintendo:
Lançado em 1993 pro SNES, Starfox foi um jogo bastante inovador, que trouxe um salto impressionante na capacidade gráfica de sua geração. Numa época na qual os games não passavam de borrões de píxels e ninguém dava muita atenção à parte visual, Starfox foi na contramão e apresentou ao mundo o Super FX, um processador novo usado no game que possibilitou os gráficos tridimensionais com polígonos.
Essa novidade foi muito bem-vinda, e abriu um imenso leque de possibilidades para o desenvolvimento de games, em vários gêneros. O próprio Starfox seria um fracasso se não tivesse gráficos 3D para que a jogabilidade fosse melhor e a perspectiva levada em conta. Tanto comercialmente como em crítica o game foi um grande sucesso, afinal não só tem um visual incrível para a época, mas por ser realmente um jogo muito bom.
Starfox, conhecido na Europa e na Austrália como Starwing por questões de marca registrada, conta a história de Fox McCloud e seus companheiros do time Starfox, todos pilotos de naves que combatem os Andross. O jogador controla a nave de Fox, um Arwing, que passa por várias localidades distintas, sempre sendo atacado por diversos inimigos, e no final de cada fase há um chefão que deve ser derrotado para avançar.
Durante as fases também existem vários power-ups que ajudam o protagonista a lutar contra naves inimigas, robôs e outras criaturas. Ao contrário da maioria dos jogos desse estilo, em Starfox a nave não se move em velocidade constante, podendo se acelerar ou frear para tentar escapar de ataques e investidas. E o sistema de dano apresenta uma barrinha que mostra o quanto a aeronave consegue aguentar de pancadas antes de ser destruída.
Em Starfox, você não está sozinho. Em cada fase, alguns companheiros te ajudam e conversam com você. O que não quer dizer que o game seja fácil. Existem três caminhos diferentes que podem ser feitos do começo ao fim do jogo, cada um com um nível de dificuldade, mas os três com estágios diferentes, o que também aumenta a vida útil do jogo.
Um dos fatores que mostra como Starfox foi bem recebido foram suas notas.8,75/10 da EGM, 34/40 da Famitsu e 4,125/5 da Nintendo Power, além da média 86/100 do Gamerankings. A série cresceu, ganhando versões para outros consoles, como Starfox 64, Starfox Assault, Starfox Adventures, Starfox Command, Starfox 64 3D, e há quem diga que o Wii U deve receber um game da franquia.