Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de julho de 2012

DLC: Dinheiro Levado do Consumidor?

O advento da internet nos consoles foi muito importante para a integração dos jogadores, e possibilitou o multiplayer online, com o qual você pode dar um pau nos seus amigos que moram longe sem sair de casa. Mas uma adição que a conexão com a internet trouxe ainda é um pouco polêmica. O conteúdo extra para download é uma boa ideia, e faz com que os games tenham sua vida útil prolongada. O problema é que as empresas andam abusando disso para ganhar dinheiro às custas dos jogadores, lançando games incompletos.
Essa imagem acima eu encontrei no site Kotaku, e ilustra muito bem a verdadeira sacanagem que acontece hoje. Na teoria, os DLCs, ou Downloadable Contents serviriam para adicionar um conteúdo extra, que não seria fundamental para o game original mas que aumentaria a vida útil colocando coisas novas, como acontece em games de tiro. Alguns mapas extras são lançados mais tarde, em formato de DLC, mas que não são imprescindíveis para o jogo.

Mas hoje em dia muitos jogos são lançados incompletos de propósito, já com o intuito de que algumas DLCs preencham o vazio. Vários jogos de luta têm personagens extras que já estavam planejados antes do lançamento do game. Ou então como em jogos que não têm algumas fases ou missões importantes, que só estão disponíveis para download pago.
O grande problema é que as DLCs são pagas. Ou seja, você trabalhou duro e suou a camisa pra comprar o tão sonhado jogo, mas para jogá-lo inteiro é necessário comprar mais algumas coisas. No final você acaba pagando por algo que já tinha pago. E esse tipo de conteúdo já é planejado antes até de lançar o jogo original.

Assassin's Creed 3 só será lançado no final de outubro, e os produtores já falaram sobre as DLCs que o jogo terá, que pelo jeito não serão poucas. Será que esse tipo de iniciativa é válida, ou será que é só mais um jeito de levar o dinheiro de nós, gamers, que apenas queremos jogar sem precisar ficar comprando conteúdo extra para ter o jogo inteiro?