Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Perfil #2 - Masahiro Sakurai

O perfil de hoje é do criador de Kirby, e o responsável pelas suas tardes jogando Smash com seus amigos, o designer e diretor Masahiro Sakurai!
Nascido em 1970, Sakurai demonstrava ser um excepcional designer quando criou, aos 19 anos, o personagem Kirby. Na época, ele trabalhava para a Hal Laboratory, e foi lá que dirigiu seu primeiro game: Kirby's Dream Land. A maior parte dos games de sua carreira foram exatamente da bolinha rosa. Alem de Dream Land, Kirby's Adventure, Kirby's Pinball Land, Kirby's Block Ball, Kirby's Super Star, Nightmare in Dream Land e Kirby Air Ride são os títulos do personagem com participação de Sakurai. Os mais recentes não são dele, afinal em 2003 ele deixou a Hal Laboratory
 Sakurai também tem participação ativa na série Super Smash Bros, sendo o idealizador, diretor e designer dos três games de luta que reúne as principais franquias da Big N, mesmo após deixar a Hal Laboratory para criar sua própria empresa, a Sora, e trabalhar no estúdio Project Sora. E ele está trabalhando no próximo Smash, para 3DS e Wii U.

Uma curiosidade legal é que quando Sakurai criou a série Smash, possuía um orçamento apertado, e o game estava planejado para ser um jogo de luta normal, lançado apenas no Japão. Os personagens famosos da Nintendo foram inseridos sem permissão, mas quando ele apresentou o projeto aos superiores, o jogo foi aprovado mesmo com essa surpresa, e foi lançado no ocidente também, devido ao sucesso. O primeiro game tinha apenas 12 personagens, número que subiu para 25 em SSB Melee, e 35 em Brawl, sem contar com as variações como Samus e Zero Suit Samus.
Sakurai também trabalhou em Meteos, brilhante e inovador game de DS, e seu último game foi Kid Icarus Uprising, para 3DS. Ele também vai ter participação no próximo Smash, portanto terá muito trabalho nos próximos anos!

Um designer criativo, diretor irreverente e acima de tudo, muito bom no que faz e não tem medo de desafios. Masahiro Sakurai é um dos grandes nomes por trás dos games, e podemos esperar muitos títulos de sucesso com a assinatura dele por vir!