Total de visualizações de página

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Top 10 Inovações nos games

Hoje em dia temos games surpreendentes, com algumas coisas que as vezes passam despercebidas como a perspectiva 3D ou aquela ''tremida'' do controle que nos deixa mais ligados em situações complicadas e achamos isso muito comum. Mas nem sempre os games foram assim, e todas essas coisas que hoje são comuns já foram grandes novidades tecnológicas, então aqui vai um top 10 das inovações mais incríveis do mundo dos games!

10- Rumble Pak
Já imaginou estar jogando um jogo de terror ou de tiro e não ter a famosa ''tremidinha'' do controle quando toma um tiro ou está prestes a morrer? Antes do Nintendo 64, essa era a dura realidade dos gamers,  até que a Big N desenvolveu o Rumble Pak, um acessório para o controle do 64 que fazia o controle vibrar na mão do jogador em certas situações do game. Apesar de ter que ser comprado separadamente e precisar de pilhas para funcionar, todos os consoles que vieram depois usam uma tecnologia semelhante, que já vem embutida no controle.

9- 2.5D
Na verdade, o 2.5D é uma coisa impossível de existir, mas é como os gamers chamam o efeito 3D de jogos em 2D. Vou explicar: Alguns games possuem jogabilidade side scrolling, porém gráficos em 3D, como New Super Mario Bros., e alguns possuem jogabilidade em três dimensões, porém gráficos em apenas duas, como em The Legend of Zelda ou os games da série principal de Pokémon. Um dos primeiros games a ter esse efeito foi o Pole Position, de 1982.


8- Mídia em CD
Carregar os cartuchos de N64 pra lá e pra cá era um grande problema, que a Sega resolveu com o Sega Mega-CD, que possibilitava o uso de CDs como mídia para os games. Hoje em dia, os DVDs e Blu-ray tomaram o lugar dos CDs, mas a mídia ainda tem o mesmo formato, então pode-se dizer que foi um grande sucesso!

7-Analógico
O direcional digital sempre esteve nos consoles de mesa, mas com o analógico do Nintendo 64, um novo conceito foi inserido no mundo dos games. Pode até não parecer tanta coisa, mas o analógico possibilitou o controle em 360 graus e abriu as portas para o desenvolvimento de games em 3D, além de ser usado até hoje, comprovando sua eficácia. Já imaginou os games de hoje em dia sem o analógico?

6- Overworld
Antes dessa inovação, os games eram simples caminhadas para a direita, e precisavam de muitas fases para manter o jogador entretido por bastante tempo. Mas e se o game deixasse de ser uma linha reta e linear e não tivesse um final definido? Foi esse o pensamento que gerou os jogos com overworld, ou seja, um mundo aberto para exploração. Daí surgiram games como Zelda, GTA e quase todos os RPGs.

5- Simulação
Acho que a ideia inicial do game não deve ter sido muito bem aceita no começo. Pense bem: o que adianta ter um game que simule a vida real? Se você quer vida real, saia de casa e vá viver! Mas incrivelmente, os jogos de simulação foram muito bem sucedidos e são jogados por muita gente até hoje. Talvez, o grande nome dos games desse gênero é The Sims.


4- Internet nos games
Essa vem com os cumprimentos da mestre dos softwares, a Microsoft. Antes da Xbox Live, você já havia imaginado convidar um completo estranho de qualquer lugar do mundo para entrar na sua casa e jogar uma partida de videogame com você? Acho que não...
Com o advento da internet nos games, ficou muito mais fácil jogar com outras pessoas, e a interação de pessoas de diferentes partes do globo é incrivel. Hoje, a Sony e a Nintendo também possuem suas próprias redes, mas a Live continua firme e forte como a melhor rede online dos games!

3- Videogames portáteis
Você já ficou preso na fila do banco ou no ponto de ônibus por bastante tempo, pensando em como seria bom estar jogando algum game? Pois é, com um portátil, esse problema foi resolvido! Se bem que essa ideia não é tão nova... há muito tempo já existiam portáteis como o Game and Watch, mas eles só possuiam um jogo. A grande inovação veio com o Gameboy, e a possibilidade de jogar vários jogos, vendidos em cartuchos. Hoje em dia, um DS ou PSP é muito bem-vindo enquanto se espera o metrô, não?


2- Atari 2600
Os mais jovens (como eu) não devem nem saber direito o que é um Atari 2600. Mas saibam que ele foi o primeiro console caseiro, o primeiro a fugir dos arcades! Poder escolher que game jogar e não ter que ver as mensagens de ''Insert Coin'' foram os grandes trunfos desse velho guerreiro esquecido... um minuto de silêncio, por favor!

1- Controle por movimento
Enquanto os videogames caminhavam para controles com cada vez mais botões, jogadores cada vez mais sedentários e gráficos cada vez mais realistas, a Nintendo chutou o pau da barraca e resolveu ir na contramão de tudo isso, revolucionando a industria de games mais uma vez.
Com esse conceito, surgiu o Revolution, que mais tarde recebeu um nome tão diferente quanto a ideia do console: Wii.
Muita gente duvidou no começo, muitos ficaram com o pé atrás, mas mais uma vez a Big N mostrou que é possível fazer os gamers levantarem do sofá e calou a boca dos céticos com mais de 75 milhões de unidades vendidas no mundo inteiro, e sucesso absoluto que obrigou até as concorrentes a aderirem a sua ideia de movimento!
Assim nasceu a guerra do controle por movimento que estamos presenciando hoje em dia!


E assim termina mais um Top 10 do Boteco Gamer!