Total de visualizações de página

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Franquia Call of Duty em queda?

Os videogames são formas de diversão e de passar o tempo, assim como outras fontes de entretenimento. Contudo no mundo capitalista em que vivemos, é impossível se manter sem gerar lucros, e as empresas que desenvolvem jogos também precisam sobreviver, e para isso é necessário vender e ganhar dinheiro. Uma das séries que mais fatura atualmente é Call of Duty, mas ela já está dando sinais de queda...
Black Ops 2 continua batendo recordes, e arrecadou 500 milhões de dólares no primeiro dia de vendas, porém a série não está conseguindo mais crescer como antes. Desde o primeiro Modern Warfare, em 2007, a franquia apresentava aumentos consideráveis nas vendas a cada novo lançamento, mas MW3 vendeu 5% a menos que Black Ops no mesmo período de tempo, e Black Ops 2 teve uma queda de até 20% em algumas lojas, segundo o analista Arvind Bhatia.

Bhatia ainda diz que as projeções são de que BO2 venda entre 10% e 15% a menos que seu antecessor, o que significaria o segundo ano seguido em queda. Claro que Call of Duty continua sendo um sucesso absoluto, e vendendo como água no deserto, mas talvez a fonte esteja secando e a Activision deva pensar em renovar a fórmula da série - afinal CoD representa cerca de 45% dos lucros da empresa.
Existem várias explicações razoáveis para a queda nas vendas da série. Uma delas é o fato de que Black Ops 2 teve uma média de notas abaixo de Modern Warfare 3 em vários reviews, o que pode desestimular os consumidores a comprar o game. Além disso, ele foi lançado praticamente junto com Halo 4, que fez forte concorrência e diminuiu as vendas. E também é possível que as pessoas estejam esperando o natal para comprar o game, então ele ainda pode vender bastante nas festas.

Vários analistas vêm prevendo que a série pode passar por uma seca em breve, e a Activision precisaria inovar para se manter firme no topo. Ano que vem, a EA deve lançar um novo Battlefield, o que pode trazer problemas para a franquia Call of Duty, que está dando sinais de alerta. É uma situação bem parecida com o que aconteceu com Pro Evolution Soccer e FIFA, mas a Activision tem todos os recursos para se livrar disso. Vamos ver o que acontece nos próximos anos...