Total de visualizações de página

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Boteco Filmes #3 - A eterna trilogia de Frankenstein


Existem certos filmes que ficam para sempre. A trilogia de Frankenstein é um deles. Feita na época em que o cinema ainda estava engatinhando em tecnologia, interpretação e efeitos especiais no mundo da imagem preto e branco, esta incrível obra supera as dificuldades de seu tempo. Iniciada em 1931, com o filme “Frankenstein”, o mundo conheceu uma nova forma incrível de se fazer cinema. Incríveis interpretações, cenas emocionantes, engraçadas, e cheias de sentimento.
Embora não completamente fiéis, os filmes se baseiam na obra literária “Frankenstein”, de Mary Shelley, escrito em 1818. Foram os responsáveis pela primeira explosão de fãs do monstro, que teria várias adaptações ao cinema até os dias atuais, sendo uma das mais conhecidas e famosas matrizes de horror do cinema. Vale uma consideração: Frankenstein era o nome do Doutor criador da criatura, Henry Frankenstein. A criatura ficou conhecida como tal por ser considerada como um filho de Henry. Na época, todos os membros de uma família eram considerados pelo sobrenome. Com a criatura, acontece a mesma coisa.
Para não estragar o suspense, só vou dar bastantes informações sobre o primeiro filme. Afinal, os outros dois são a continuação desta obra.
Frankenstein (1931)

 
 
Frankenstein
Lançamento - 1931 (71min).
Dirigido por -  James Whale.
Estrelando – Boris Karloff, Colin Clive, Mae Clarke, John Boles.
Gênero – Horror.
Estados Unidos, por Universal Pictures.


“Em um pequeno vilarejo da Alemanha nos limiares do séc. XIX para o XX,  Doutor Henry Frankenstein é conhecido por suas loucas experiências científicas, obstinado a conseguir o seu tão sonhado objetivo: Criar vida humana a partir de cadáveres, selecionando as melhores partes de cada um. Fritz, seu assistente corcunda e até um pouco abestalhado é o encarregado de colher o último órgão necessário para se criar o monstro: O cérebro. Fritz vai até a Faculdade de Medicina da região e traz ao doutor um cérebro de um antigo criminoso que havia morrido recentemente. Sem nenhum dos dois saberem do fato, Doutor Frankenstein monta sua obra, mesmo com a relutância de sua família, em especial sua noiva, seu pai e um médico da região. Preocupados com sua saúde, vão até o laboratório de Frankenstein, onde a experiência está quase pronta. Todos entram, e esperam o tão aguardado final, o sopro de vida que faltava ao corpo inanimado: A eletricidade dos raios de uma tempestade que assolava a região no momento. A ciência se faz eficaz, e se cria a vida. A criatura possui comportamento estranho, as vezes é bondosa, outras vezes é um criminoso de alto nível. E é ai que Doutor Frankenstein suspeita que cometeu o maior erro de sua vida.”
Nesse filme o enredo é apresentado de forma simples mas profunda. A interpretação de Frankenstein por Boris Karloff é lembrada até hoje como impressionante. Possui momentos de alta emoção e profundidade, mostrando o lado mais singelo, inocente e também mais perverso do monstro. Ai vai o trailer deste filme, bem típico dos anos 30:
A Noiva de Frankenstein (1935)
Movie poster with the head of Frankenstein's monster at the center, looking forward with a somber expression. Elevated above him is a woman looking down towards the center of the image. Near the bottom of the image is the Bride of Frankenstein, looking off to the right of the image as her hair surrounds the head of Frankenstein's monster and the body of the woman. Text at the top of the image states "Warning! The Monster Demands a Mate!" The bottom of the image includes the film's title and credits.


The Bride of Frankenstein
Lançamento - 1935 (75min).
Dirigido por - James Whale.
Estrelando – Boris Karloff, Colin Clive, Elsa Lanchester, Ernest Tresiger.
Gênero – Horror.
Estados Unidos, por Universal Pictures.



“Alguns anos se passam desde que o monstro criado pelo doutor Henry se tornou famoso na região, causando males e medo a todo o vilarejo. O doutor e sua família já sofreram demais com a criação, mas nada que impeça Dr. Frankenstein de criar sua mais nova ideia: Uma noiva para seu monstro.”
É o filme mais profundo da trilogia. Permite ao monstro um desenvolvimento da personalidade, da fala e das ações mais naturais do ser humano . Uma das melhores cenas que eu já vi no cinema preto e branco estão neste filme. O monstro se encontra com um ancião cego, violinista, em uma cabana no meio na floresta. O choque entre os dois diferentes personagens é espetacular. Ai vai o trailer:
O filho de Frankenstein (1939)



Son of Frankenstein
Lançamento - 1939 (99min).
Dirigido por -  Rowland V. Lee.
Estrelando – Boris Karloff, Basil Rathbone, Béla gosi, Lionel Atwill
Gênero – Horror.
Estados Unidos, por Universal Pictures.



“Muitas décadas atravessam a história desde que Doutor Frankenstein criou seu monstro. Seu filho, o  Barão Wolf von Frankenstein volta com sua família ao vilarejo em que seu pai morava na esperança de rever amigos, parentes e a história de sua tão famosa família. Mas o que descobre é que a obra de seu pai colocou fim à prosperidade, paz e felicidade de toda a região. Descobre que agora a família Frankenstein é odiada por todos.”
Embora seja o filme com menos ação da trilogia, não deixa de ser fantástico. Possui os melhores diálogos, uma volta ao enredo do primeiro filme e tem um toque de sensibilidade incrível, com um brusco e rápido desfecho, que pode até permitir dúvidas sobre o que acontece realmente. Uma trilogia fechada com chave de ouro. O trailer está abaixo:
Os filmes podem ser encontrados no Youtube e também no Telecine Cult, que exibe algumas vezes esta trilogia.
O mais importante destes filmes é o confronto entre o criador e a criatura, nos fazendo pensar até onde a criação se subjuga ao criador, e quando está irá se rebelar. Uma trilogia já escrita no grosso livro dos maiores clássicos da história do cinema. Já pegaram a pipoca?!