Total de visualizações de página

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Review #26 - Assassin's Creed: Revelations

Mais um concorrente ao prêmio de melhor jogo de 2011 no Boteco Gamer, o novo game da série Assassin's Creed mostra a saga de Ezio Auditore da Firenze em busca de respostas enquanto Desmond precisa se recuperar do estado de coma. Confira aqui o review!

Ficha técnica:
Produtora: Ubisoft
Desenvolvedora: Ubisoft Montreal
Gênero: Action/Adventure, Sandbox
Plataformas: Xbox 360 e Playstation 3
Data de Lançamento: 15 de novembro

Apresentação: 10
Gráficos: 10
Som: 10
Jogabilidade: 10
Diversão: 10
Vida útil: 10
NOTA: 10


Poucas franquias conseguem tanto destaque e tantos fãs em tão pouco tempo. O primeiro lançamento de Assassin's Creed foi em 2007, mas a série já tem sucesso e aceitação equivalente a qualquer outra grande franquia como Zelda, Final Fantasy ou GTA.


Assassin's Creed: Revelations traz o que a série teve de melhor nesses 4 anos e adiciona muitos outras características inovadoras à formula de sucesso. O novo game se passa, em sua maioria, na cidade de Constantinopla (também conhecida como Bizâncio), que já foi capital do Império Romano, Latino, Bizantino e, na época do jogo, Império Otomano, e atualmente é Istambul, capital da Turquia. Aliás, Revelations é um game fantástico para os fãs de História (como eu). Durante o jogo, Ezio encontra personagens históricos como o Príncipe Suleiman, o cartógrafo Piri Reis, entre outros. Nada comparado ao Leonardo da Vinci de AC2, mas ainda assim é bem interessante. Lugares históricos importantes como a Hagia Sophia, antiga catedral, também estão presentes no jogo!
A apresentação do game é perfeita, simulando o Animus desde o logo inicial da Ubisoft. Os gráficos são magníficos, e a bela e colorida Constantinopla salta aos olhos de uma forma incrível. Mais uma linda paisagem na série. Os efeitos sonoros e dublagens estão ótimos, só faltava uma trilha sonora épica pra dar o clima do jogo, mas nada que tire o brilho da parte sonora. A jogabilidade foi aprimorada, os inimigos agora tem inteligência artificial melhorada (e espingardas!) para aumentar o desafio. E Ezio não é o único personagem jogável. Além do modo multiplayer, no qual vários personagens estão à disposição, Altaïr também é jogável em algumas missões ao longo da história.

A cidade é enorme, e os problemas também estão grandes para Ezio, que tem que lidar não só com os templários, mas também com os soldados otomanos, bizantinos, ladrões, entre outras preocupações. Revelations tem muitos elementos de RPG, como o recrutamento de assassinos e evolução deles por níveis. É possível tomar fortalezas templárias e treinar aprendizes, além de mandá-los para missões por toda a Europa, defender suas bases dos inimigos, entre outras tarefas.
Uma novidade muito bem vinda é o Hookblade, um gancho escondido na manga que Ezio usa para escalar alguns lugares, se pendurar em fios (como numa tirolesa), driblar inimigos, e escapar daquelas quedas trágicas de vez em quando. As animações nos combates estão incríveis, e os golpes, cada vez melhores. As bombas agora são feitas usando ingredientes comprados ou encontrados pela cidade, e há cerca de 150 combinações de bombas com todos os efeitos e alcances imagináveis, desde bombas letais e bombas de fumaça até bombas táticas para dissipar a população, ou atrair atenção de guardas.

O jogo em si é tão incrível que eu ainda não falei da história, que merecia um post à parte pela sua complexidade. Mas, resumidamente, Ezio está em busca de um artefato deixado por Altaïr que pode acabar com a guerra entre Assassinos e Templários, enquanto Desmond, nos dias atuais, precisa completar a sincronização com seus antepassados para escapar do estado de coma em que se encontra. Tudo isso em meio à disputa política pelo poder de Constantinopla.
Com tantas tarefas espalhadas pela cidade, e três histórias ao mesmo tempo (Altaïr, Ezio e Desmond), a vida útil do game é bem longa, e mesmo depois do final da história, ainda há muito a se fazer pela gigante Constantinopla. Apesar do texto longo, eu não consegui citar tudo do jogo, como as legendas em português, o multiplayer online, e as missões secundárias.

Quem acompanha o Boteco Gamer há algum tempo sabe que é bem raro um jogo levar nota 10 no review, mas o único defeito de Assassin's Creed é que ele acaba. Um jogo quase obrigatório na coleção de todo gamer, AC: Revelations é um dos melhores games de 2011, sem dúvidas.