Total de visualizações de página

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Review #19 - FIFA 12 (Wii)

Quando duas paixões nacionais se misturam, é difícil o resultado não ser bom. Com games e futebol então, é certeza de sucesso! Confira o review da versão para Wii de FIFA 12! (o review das outras versões e do PES, além dos devidos comparativos também estão a caminho...)
Ficha técnica:
Produtora: Eletronic Arts
Desenvolvedora: EA Canada
Gênero: Esporte
Data de lançamento: 27 de setembro
Plataformas: Wii, PS3, X360, 3DS, PS2

Apresentação: 10,0
Gráficos: 9,0
Som: 8,0
Jogabilidade: 6,0
Diversão: 8,5
Vida útil: 9,0
NOTA: 8,0


É praticamente impossível falar sobre FIFA sem citar seu rival, PES, e vice-versa. Mais difícil ainda é fazer um review sobre um sem compará-lo ao outro, afinal nessa "rivalidade", o que importa não é o game ser bom, mas sim, melhor que o outro. Por isso esse review tem um tom comparativo, apesar de não ser um.

A apresentação de FIFA é excelente, com menus limpos e intuitivos, tudo muito colorido e vivo, dando um toque descontraído ao jogo. Aliás, descontração é a palavra de ordem da franquia da EA no Wii desde os primeiros jogos. Isso pode ser um ponto negativo, pois o game se torna mais infantil que o concorrente. Mas como essa é exatamente a proposta da EA, e ela é cumprida com perfeição, a nota da apresentação foi 10.

Os gráficos foram aprimorados, e têm um ar cartunesco. Os jogadores não são realistas, mas sim caricatos, com alguns traços exagerados. Mas mesmo tendo um estilo diferente de PES, e sendo menos realistas, o visual de FIFA é melhor que o do concorrente, apesar de ainda não ser o ponto forte do console branco.
 A trilha sonora do game é boa e tem músicas animadas para manter o ritmo da jogatina entre uma partida e outra. Entre os artistas, tem até brasileiro: Gabriel Pensador! Quanto à narração, nada de extraordinário e nenhuma opção para narração em português, ao contrário de PES que tem Silvio Luiz e Mauro Beting. Porém o pecado do game é a jogabilidade. É fato que FIFA vem melhorando esse aspecto a cada ano no Wii, mas também é verdade que ainda não chega perto de PES nesse quesito. Vários modos de controle estão disponíveis, e cada um tem seus prós e contras.

O modo All-Play é para iniciantes ou quem tem preguiça de jogar, pois não se controla os jogadores, apenas os passes, chutes e roubadas de bola. O modo Nunchuk é o convencional no Wiimote+Nunchuk, mas muito estranho para quem está acostumado a jogar com o "controle de Play 2". Já o pointer tenta reproduzir o comando do PES, mas sem sucesso, pois não responde bem e tem muitas falhas no sistema defensivo. Portanto o melhor é usar o Classic Controller e jogar normalmente com os comandos tradicionais. O ponto positivo em relação ao concorrente é que os dribles são muito mais fáceis de usar e não servem só para fazer firula, são úteis na hora de sair da marcação.
 Os pontos em que FIFA se destaca são a quantidade de times licenciados (o campeonato brasileiro tem quase todos os times licenciados) e os modos de jogo. A variedade de modos de jogo é grande, o que torna a vida útil do game ainda maior. Você pode controlar apenas um jogador e desenvolvê-lo para que ele cresça na carreira, ou ser o técnico de um time. Mas o mais interessante é o que parece FIFA Street.

 Além de poder jogar futsal ignorando algumas (muitas!) regras com qualquer time do mundo, é incrível ouvir vozes gritando "Vai pra cima!", "Marca!", "Toca a bola aqui!" em alto e bom som, e em português caso você jogue com um time brasileiro! Esses modos de jogo não estão presentes no concorrente, ou seja, são o destaque do FIFA. Todas essas adições tornam o jogo muito interessante e fazem valer a pena. Ou seja, FIFA e PES continuam sua batalha. Enquanto um tem mais modos de jogo e times, o outro tem jogabilidade superior. Basta você saber o que prefere!

No Wii, o PES só será lançado em novembro, então FIFA tem um mês de vantagem. Aguardem pelos próximos reviews!