Total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Deja Vú #29 - The Sims

A série The Sims está completando 12 anos esse mês, então nada mais justo que homenageá-la com um Deja Vú!
The Sims começou como um spin off de Sim City, que já existia desde 1989. O primeiro game foi lançado originalmente para PC em 4 de fevereiro de 2000, e três anos depois foi para PS2, Xbox e GameCube. Algo extremamente inovador para a época, The Sims buscava simular a vida de um cidadão comum. Nada de heróis, cavaleiros, encanadores salvando princesas ou seres sobrenaturais. E é exatamente esse o diferencial do jogo.

O jogador cria personagens, denominados Sims, e tem 20 mil Simoleons a princípio para começar sua vida nos arredores de SimCity. É possível comprar ou construir uma casa, e depois reformá-la como bem entender, comprar mobília e deixar a casa como quiser. A partir daí, a simulação começa. O Sim tem que se alimentar, fazer suas necessidades, interagir com outras pessoas e objetos, se entreter, dormir, entre outras inúmeras atividades.
As ações em The Sims causam certas consequências. Não ser higiênico pode fazer sua casa virar um chiqueiro, por exemplo. Você também tem certas obrigações da vida real, nem tão divertidas, como trabalhar, pagar contas, entre outras coisas. São as suas decisões que vão dizer o rumo que seu Sim irá tomar.

Os gráficos são abaixo da média da época. O visual mescla personagens tridimensionais com cenários pré-renderizados em duas dimensões. Mas a inteligência artificial e os sistemas de simulação são extremamente avançados, e talvez essa seja uma das marcas da série. Uma das características que se pode notar em The Sims é que o game não acaba nunca. É um jogo com vida útil indefinida, e não há como zerá-lo.

The Sims é um jogo inovador, com um conceito totalmente novo. Em 2002, tornou-se o jogo mais vendido da história nos PCs, e em 2009 a franquia já havia vendido mais de 100 milhões de jogos. As críticas foram sempre muito positiva e a série ganhou vários outros lançamentos e spin offs. Hoje é um ícone dos games, e um sucesso concretizado.

Dica do leitor @rodrifz