Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Tudo sobre o Playstation 4

O Boteco Gamer noticiou, a Sony revelou, e agora nós vamos contar em detalhes tudo o que você precisa saber sobre a próxima máquina de entretenimento da gigante japonesa!

O controle

Durante o anúncio oficial do PS4, nada foi mostrado sobre o console em si. Não pudemos ver o hardware, mas o que roubou a cena foi o controle. O novo dualshock foi remodelado pra ficar com uma "pegada" melhor, mais parecida com a do joystick do Xbox 360, e parece que vai ficar bem mais confortável que o do PS3. Os analógicos mudaram, e também parece que ficaram mais macios, parecidos com os do Vita. Outra melhoria foi nos botões traseiros.

O controle não tem botões Start e Select - quase inimaginável isso num controle de videogame, não? - mas em vez disso apresenta um touchpad como o da parte traseira do Vita e botões Share e Options. Essa é a grande sacada do Playstation 4: o apelo social. Hoje em dia com smartphones, tablets, e outras bugigangas eletrônicas, tudo está se integrando e as redes sociais são muito importantes na tecnologia. A Sony compreendeu esse novo cenário e vai fazer de tudo para integrar seu novo console às mídias sociais.

Social

O Playstation 4 tenta introduzir funções sociais muito além das que nós conhecemos e das atrações não tão empolgantes que o Wii U tem nesse aspecto. "Social" é uma palavra que pode ter muitos sentidos hoje em dia, mas não quer dizer que o PS4 vai ser um facebook com alguns jogos. Mas sim uma plataforma de jogos que permite interação com amigos nunca antes vista. Você vai poder gravar seus gameplays e mandar para suas redes sociais - inclusive uma rede social própria do PS4 - ou então assistir um amigo seu jogando sem ir até a casa dele, ou melhor ainda, chamar algum amigo pra jogar seu game mesmo estando cada um em sua casa. Não consegue passar daquele chefão? Amigo tá aí pra isso...

A integração do PS4 não é só com mídias sociais, mas também com seu parente portátil, o Vita. O plano da Sony é tornar possível que todo e qualquer jogo de PS4 seja jogável no Vita, fazendo com que ele se tornasse uma extensão do console, e talvez funcionasse até como um Gamepad. Ainda não se sabe se realmente vai ser possível, mas é o que a Sony quer fazer, e seria incrível.

Hardware

A Sony não apresentou o hardware do PS4, então não sabemos como vai ser a cara do console, mas já se sabe que sua estrutura será similar a de um computador bem potente, apesar de não se saber o quão potente ele é ao certo. Uma novidade bem-vinda é que agora será possível fazer downloads e atualizações em segundo plano enquanto se joga ou faz outra atividade com o console.

Um executivo da Sony afirmou que o Playstation 4, ao contrário do que os rumores sugeriam, vai permitir o uso de jogos usados. Isso é uma ótima notícia, mas ainda não temos certeza se a PSN vai ser gratuita como era até então. E um tiro no pé já confirmado oficialmente pela Sony é que o PS4 não tem retrocompatibilidade, ou seja, não roda jogos de consoles mais antigos.

E os jogos?

Um dos principais problemas que o PS3 enfrentou nos primeiros anos foi a falta de jogos. Para que o PS4 não sofra do mesmo mal a Sony já tem 143 desenvolvedores trabalhando em games para seu novo brinquedinho, como Activision, Atlus, Bethesda, Capcom, Disney, EA, Grasshopper, Konami, LucasArts, Mojang, Namco Bandai, Sega, Square Enix, Telltale, Ubisoft, Warner, entre outras grandes empresas.

Alguns jogos confirmados para o console são Watch Dogs, Final Fantaxy, Killzone: Shadow Fall, DriveClub, The Witcher 3, Diablo III, InFamous: Second Son, Knack, Destiny, The Witness e Deep Down. Nenhum deles é um game que vende um console por si só. Mesmo que eu tenha um hype imenso por Watch Dogs desde a E3 do ano passado, ainda assim admito que a line up do PS4 parece fraca. Mas esse panorama deve mudar em breve, já que várias desenvolvedoras de renome estão com projetos para o console.

Mais detalhes não revelados

Tudo bem, o PS4 parece uma máquina incrível e cheia de ideias muito bem pensadas que podem revolucionar a maneira de jogar e interagir com os games e com o s jogadores. Mas quanto essa brincadeira vai custar? Ainda não se sabe, e o que não faltam são especulações. Segundo analistas, o mais provável é que o PS4 custe em torno de 400 dólares no seu lançamento, mas esse preço é um pouco salgado, não?

A data de lançamento também não foi revelada, mas a Sony confirmou que o Playstation 4 estará nas prateleiras das lojas ainda em 2013, provavelmente no final do ano. Tenho certeza de que teremos mais informações sobre o console na E3, que ocorre no meio do ano, então vamos aguardar! Fiquem com algumas imagens do Watch Dogs: