Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Review #18 - Dragon Quest Monsters: Joker 2

Já se perguntou o que daria a mistura entre Dragon Quest e Pokémon? A fórmula de sucesso dos monstrinhos de bolso é usada por muitos games, e uma famosa franquia de RPGs japonesa não está de fora. Confira o review:
Ficha técnica:
Produtora: Nintendo
Desenvolvedora: Square Enix
Gênero: RPG
Data de lançamento: 19 de setembro
Plataforma: DS

Apresentação: 7,5
Gráficos: 9,0
Som: 5,0
Jogabilidade: 5,0
Diversão: 8,0
Vida útil: 9,5
NOTA: 7,0


Um jovem corajoso sai pelo mundo em busca de aventuras ao lado de monstros que ele captura e treina, para que eles fiquem cada vez mais fortes e possam, juntos, disputar um torneio entre os melhores treinadores. Com certeza, ao ler essa descrição você pensou em Pokémon. Mas o game dessa vez é Dragon Quest Monsters: Joker 2, que bebe - e muito - da fonte dos monstrinhos de bolso.

Para o padrão do DS, os gráficos tridimensionais são muito bons, e ajudam a representar os monstros na tela. Já a parte sonora deixa a desejar, sem diálogos dublados, e com músicas monótonas e que não dão a dinâmica certa ao jogo. E os traços de Akira Toriyama, sempre incríveis, lembram muito sua obra prima, Dragon Ball.
O game conta a história de um garoto que entrou num avião como clandestino, para chegar a um torneio entre os melhores domadores de monstros. Porém a viagem não terminou bem para ele, o avião caiu numa ilha cheia de criaturas selvagens, e ele precisa sair por aí coletando e evoluindo monstros. Algumas mecânicas do jogo são diferentes do que já conhecemos em Pokémon, como por exemplo o modo de se "capturar" as criaturas. Em vez de enfraquecê-las e pegá-las à força, é preciso convencê-las a se juntar a você.

Na hora de treinar os monstros, também há diferenças em relação ao método tradicional. Em Joker 2 é possível misturar algumas criaturas para formar outras maiores. O problema é que o recém-nascido começa do Lv 1, ou seja, esse processo fortalece o time mas atrasa a jogatina em geral. Fora isso, o game é um RPG por turnos como todos conhecemos.
Dragon Quest Monsters: Joker 2 é um excelente RPG, principalmente para os fãs. Tem um estilo bem tradicional, a cadência característica dos RPGs japoneses e um sistema de treinamento e combate interessante. O modo multiplayer, online ou offline, permite até 8 jogadores interagindo, e o game também se conecta aos outros Dragon Quests do DS.

Esses fatores ajudam a aumentar a vida útil do jogo por muitas horas, pois seu caráter focado no multiplayer competitivo assemelha-se a Pokémon - assim como todo o jogo - e se torna um elemento viciante!