Total de visualizações de página

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

20 anos de SNES!

Você lembra o que estava fazendo a 20 anos atrás? Eu ainda não tinha nem nascido, mas os gamers das antigas devem se lembrar que estavam lamentando a derrota do Brasil na copa de 90 pedindo um Super Nintendo pros pais de Natal, muito empolgados com o lançamento da Big N.
Se a frase ''É Nintendo ou nada'' te lembra alguma coisa, esse post foi feito especialmente pra você!
21 de novembro de 1990. Essa foi a data em que o Super Famicom foi lançado no Japão. Sucessor do Famicom, ou Family Computer, primeiro console de mesa da Nintendo. Com apenas dois jogos no lançamento, o novo console da Big N causou muita expectativa. Não era para menos, afinal os jogos eram nada menos que F-Zero e Super Mario World, dois games lembrados até hoje.

O console de 16-bits foi um sucesso global com quase 50 milhões de unidades vendidas, e foi um grande salto tecnológico na época, graças a capacidade de reproduzir 256 cores e criar efeitos tridimensionais.

Na época, a inflação era um grande problema no Brasil, e o que era pra ser popular (o SNES era um console considerado barato em países de primeiro mundo) acabou sendo um privilégio só para os mais ricos por um bom tempo... pelo menos, mais tempo do que deveria, e graças a esses problemas economicos, o mercado de games no nosso país só começou a se desenvolver nos últimos anos.

Ao contrário do nosso Brasil varonil, na terra do Sol nascente, os games iam evoluindo cada vez mais, e a jogatina online, que muitos pensam que é recente, teve seu primeiro passo com o SNES. Isso mesmo, internet nos games no século passado!
Desenvolvido pela Nintendo, o Satellaview custava 14 mil ienes e funcionava como um modem via satélite e com ele era possível baixar jogos, sejam lançamentos exclusivos ou remakes de jogos lançados em cartuchos. Ou seja, ainda não era realmente jogatina online, mas era o começo da distribuição online de games!

O Super Nintendo teve jogos inesquecíveis como Chrono Trigger, Pilotwings, Super Punchout!, Earthbound, Megaman, The Legend of Zelda: A Link to the Past, Super Metroid, Street Fighter, Final Fantasy, Castlevania, Donkey Kong Country, Starfox, Kirby, Contra, Mortal Kombat, Battle Toads, Tetris, Ninja Gaiden, Sim City, Super Mario Kart, sem contar com os já citados Super Mario World e F-Zero.

Com games de sucesso que são jogados até hoje e chegam a receber remakes, o Super Nintendo foi um dos melhores videogames da história, numa época onde era Nintendo... ou nada!