Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Perfil #11 - Ken Sugimori

A sessão perfil vai falar hoje de um dos maiores desenhistas de personagens que o mundo dos games já viu. E com certeza você conhece centenas de suas obras.
Nascido em 27 de janeiro de 1966, em Tokyo, Ken Sugimori é nada menos que o cidadão que desenhou cada um dos 151 pokémon originais e a maioria dos monstrinhos das gerações seguintes. Até hoje ele ainda trabalha na série, que é seu maior trabalho, mas não seu único. Além de designer, ele é ilustrador, mangaká - desenhista de mangás - e diretor.

Entre 1981 e 1986, Sugimori desenhava para uma revista de games chamada Game Freak, fundada por Satoshi Tajiri, dois nomes bem conhecidos dos fãs de Pikachu e cia. Por acaso a revista tem o nome do que viria a ser a empresa responsável pelo game e Tajiri é a mente por trás dos monstros de bolso. Os dois aceitaram uma proposta da Namco para fazer um arcade, e daí surgiu Mendel Palace. Apesar do nome, o game não tem nava a ver com ervilhas ou genética, mas sim com o roteiro mais manjado da época: um rapaz que precisava salvar a namorada que foi raptada.
Mas com certeza seu principal trabalho é em Pokémon. Ken Sugimori está na série desde o primeiro jogo da série, as versões Red, Blue e Green, que no ocidente são só Red e Blue. Ele foi responsável por criar todos os 151 pokémon da primeira geração, e esteve presente na criação dos monstrinhos de todas as gerações seguintes. Satoshi Tajiri é o pai de Pokémon e Ken Sugimori é a mãe, por mais gay que isso possa soar.

Entre outros trabalhos de Sugimori estão Smash Bros, Drill Dozer, Smart Ball, Pulseman, Jerry Boy 2, e isso só nos games. Ele é responsável por vários mangás como The Adventure of Valkyrie Gaiden e alguns dos filmes da série Pokémon. Sem falar nos mais de 20 jogos da franquia, entre a série principal e spin-offs.
O primeiro pokémon a ser desenhado foi Rhydon, e desde então seu estilo mudou notavelmente. Antes ele tinha bastante influência de Akira Toriyama, com traços leves e pouco sombreados, e personagens mais simples. Na segunda geração, ele passou a desenhar de uma forma diferente, destacando as cores e valorizando contrastes. Da terceira em diante, os pokémon começaram a ficar mais complexos e com muito mais traços e detalhes, e sombreado bem mais intenso, mas mantendo o contraste de cores.

Mesmo mudando seu estilo ao longo dos vários anos e recentemente recebendo críticas dos fãs mais conservadores da série, ele conseguiu com que a franquia se mantivesse sempre fazendo sucesso e nunca perdesse a sua essência. Ken Sugimori é um dos mais notáveis e criativos desenhistas do mundo dos games, e merece ter seu trabalho sempre reconhecido!